v. 1 n. 13 (2022): Derechos Humanos, Historia y sus confluencias: Dilemas, acciones y posibilidades

					Visualizar v. 1 n. 13 (2022): Derechos Humanos, Historia y sus confluencias: Dilemas, acciones y posibilidades

É com muita satisfação que apresentamos o Dossiê “Derechos Humanos, Historia y sus Confluencias: dilemas, acciones y possibilidades”. Este volume da Mnemosine reúne um importante diálogo internacional sobre a temática dos Direitos Humanos, coordenado pelos professores Dinaldo Barbosa da Silva Júnior e Cristina Rumbo Bonfil. Os textos oferecem um rico debate epistemológico sobre os direitos humanos aos leitores, apresentando resultados de pesquisas e experiências de diferentes países, que retratam os desafios para construção de uma sociedade democrática e de direitos. Resta claro, que embora os países apresentem um arcabouço legal em sintonia com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros marcos jurídicos internacionais, o que, em tese, garantiria o respeito a estes, os exemplos citados demonstram diferentes formas de sua violação e negação. Este volume atesta a necessidade da luta permanente por direitos, que passa necessariamente, pela construção de uma cultura de direitos, conforme nos inspira Maria Victoria Benevides, ao afirmar que a educação em Direitos Humanos é essencialmente “a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação desta cultura significa criar, influenciar compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas.” Com efeito, o Dossiê aponta para desafios importantes a serem superados e a necessidade de uma construção cultural coletiva e cotidiana por direitos nos diferentes campos sociais, considerando as necessidades e especificidades de cada país.

Coordenadores do Dossê:

Dinaldo Barbosa da Silva Junior - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Cristina Rumbo Bonfil - Escuela de Ciencias Sociales y Gobierno del Tecnológico de Monterrey Campus Chihuahua – México

Publicado em: 1 julho 2022

Edição completa