RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DIVULGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS RELACIONADOS À FITOTERAPIA
Resumo
Nos últimos anos, a fitoterapia tem ganhado relevância e visibilidade, principalmente em comunidades carentes, em que o acesso à assistência médica e a aquisição de medicamentos convencionais são limitados devido à falta de recursos financeiros. Sendo assim, a utilização de plantas medicinais é cada vez mais popular nas mídias sociais, páginas sobre saúde, vídeos e em outros meios de comunicação. Apesar da importância para a população ter acesso ao conhecimento relacionado à fitoterapia, boa parte das informações disseminadas são equivocadas e sem embasamento científico. Diante disso, o projeto de extensão objetivou disponibilizar informações básicas sobre o assunto, bem como sanar dúvidas e alertar a população sobre possíveis fakenews sobre os fitoterápicos. Os veículos utilizados para divulgação foram às redes sociais Instagram e Facebook, com vídeos interativos e folders informando o conteúdo corretamente. Além de um número de Whatsapp (Fitozap) disponibilizando o material e esclarecendo dúvidas. A criação de conteúdo virtual foi uma grande parte do projeto, e essa se revelou uma ferramenta eficaz para profissionais da saúde ter mais contato com a população e realizarem promoção de saúde através das plataformas digitais. Por fim, o projeto cumpriu seu papel no que diz respeito à divulgação de informações verídicas sobre os fitoterápicos, além esclarecer as dúvidas que foram feitas pelos seguidores das plataformas utilizadas, também foi mantido todo o conteúdo produzido disponível nas páginas utilizadas no Instagram e Facebook.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Ângelo Luis Duarte Amorim de Moura, Vinícius Rocha Lima Santos, Thamires Olimpio Marinho, Lara Mayanne Moreira de Oliveira Nóbrega, Carla Graciele Santos, Abrahão Alves de Oliveira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.