FARMACOVID-19: ELUCIDANDO OS RISCOS ENTRE A AUTOMEDICAÇÃO E A COVID-19 NA SALA DE AULA E NAS REDES SOCIAIS
Resumen
INTRODUÇÃO: A automedicação é a utilização de medicamentos para tratamentos sem aconselhamento médico. O cenário da Pandemia por Covid-19 ocasiona aos profissionais da saúde uma preocupação ainda maior, devido à utilização indiscriminada de medicamentos por parte da população, sem pesar os riscos que isso pode oferecer. OBJETIVO: Elucidar os riscos da automedicação associada à Covid-19. METODOLOGIA: O projeto foi executado pelos alunos do Curso de Medicina da UACV/UFCG e teve como público os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC, com participação de 50 alunos, além da comunidade no geral, através da sua página na rede social do Instagram (@farmacovid19_). RESULTADOS E DISCUSSÃO: O objetivo do projeto foi alcançado através da exposição teórica sobre o coronavírus, as vacinas disponíveis, a utilização de medicamentos para tratamento da doença e riscos da automedicação de pacientes para os alunos da ETSC e das publicações feitas na sua página do Instagram, enriquecidas através de perguntas e discussões feitas em sala de aula, além da interação nas enquetes da página. A principal forma de verificação dos resultados se deu através da realização de quizzes, com bonificação para os alunos que tivessem melhor desempenho, como estímulo à busca de conhecimento. Foram analisados também o alcance das publicações da rede social, tendo publicações com alcance de 200 contas. CONCLUSÃO: A realização do projeto pôde contribuir para a formação de jovens mais conscientes com relação à automedicação, principalmente associada à Covid-19, tornando-os capazes de promover conhecimento sobre o assunto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Francisco Rogério Cavalcante Mota Júnior, Yahanna da Costa Anacleto Estrela, Gisvaldo Cavalcante Prado Filho, Elvis Félix Severo Bezerra, Isabella Rodrigues Destefani, Natália Bitu Pinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.