EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA PARA OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE PACIENTES DIABÉTICOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ - PB
Resumen
O projeto foi executado com a participação de alunos dos cursos de Farmácia e Nutrição, do CES/UFCG, no município de Cuité/PB, com o objetivo de promover práticas educativas, através das mídias digitais, para a otimização do tratamento farmacológico, bem como para a promoção de mudança de comportamentos alimentares durante a pandemia devido à COVID-19 em pessoas portadoras de Diabetes Mellitus. Para tanto, a captação foi realizada através dos funcionários da 4ª Gerência Regional de Saúde e da Farmácia Básica do município de Cuité-PB, que disponibilizaram o contato de 51 pacientes. O convite e a realização das atividades foram intermediados por ligações via telefone celular e aplicativo de mensagens (WhatsApp) para os pacientes, e em alguns casos, dos seus cuidadores. Apesar da baixa adesão dos pacientes, restando apenas 11 ativos, o contato foi feito de forma dinâmica e interativa, no qual abordamos aspectos como o tabagismo, obesidade, alimentação, uso dos medicamentos, doenças relacionadas e o estilo de vida, além do envio de receitas adaptadas para pessoas com Diabetes, por meio de vídeos e posts informativos. Também, foram promovidas as devidas orientações aos pacientes/cuidadores. Diante das intervenções elaboradas, pôde-se obter um resultado satisfatório, uma vez que os pacientes demonstraram interesse em aprender sobre as temáticas abordadas, trouxeram dúvidas do seu cotidiano para serem esclarecidas e buscaram seguir nossas orientações, sendo possível atingir o objetivo proposto em dispor à população informações importantes sobre saúde e bem-estar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Sofia da Rocha Estevam, Ana Beatriz Soares Dantas Castro, Maria Gabryelle da Silva Soares, Thalita Kenia da Silva Dantas, Camila Carolina de Menezes Santos Bertozzo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.