ALEITAMENTO MATERNO E INSTAGRAM: DE REDE SOCIAL À REDE DE APOIO, DIÁLOGO E INFORMAÇÃO NO MUNDO DA AMAMENTAÇÃO
Abstract
Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19 verificou junto ao Banco de Leite Humano (BLH) de Campina Grande-PB, prejuízo quanto às ações de educação em saúde e redução das doações de leite humano. O objetivo é relatar experiência sobre o projeto “Leite Materno: Doação, Diálogo e Dilemas”, o qual foi executado remotamente com a participação dos alunos dos cursos de saúde do CCBS/UFCG, a fim de suprir a diminuição do diálogo e do suporte às lactantes e estimular a doação de leite materno e potes de vidro. A comunicação estabelecida pela equipe do projeto com a sociedade aconteceu através do Instagram, rede social que fornece ampla quantidade de ferramentas de diálogo. A experiência proporcionou aos graduandos em formação em saúde o desafio de trabalhar através de plataformas de redes sociais, os quais surpreenderam-se pela eficiência do aplicativo, que se mostrou como uma importante ferramenta de interação e esclarecimento de dúvidas. A dinâmica do projeto “forçou” os estudantes a atualizarem-se constantemente a respeito do assunto. A experiência foi um sucesso para as campanhas de doação de leite e ao fim do projeto 592 pessoas demonstraram interesse pelo conteúdo. Perceberam-se que as informações transmitidas foram importantes e úteis para a realidade de muitas mulheres em período de lactação. Os integrantes do projeto sentiram-se satisfeitos em contribuir para diminuição dos anseios e dúvidas que permeiam o momento delicado que é puerpério e que podem encontrar-se especialmente amplificados mediante o contexto de isolamento social ao qual estamos inseridos atualmente
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Copyright (c) 2021 Gabriel Medeiros Andrade, Gabrielly Araújo Vilela, Vilene Câmara de Oliveira Sobrinha, Julia da Silva Dantas, Cristina Ruan Ferreira de Araújo, Ana Janaina Jeanine Martins de Lemos-Jordão
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