USO DE UM APLICATIVO DE MENSAGENS PARA ESTIMULAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores

  • Gerson Carvalho Vieira Universidade Federal de Campina Grande
  • Joelma Santos Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Louyse Victória Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Beatriz Fernandes Moreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maysa Severo Soares Universidade Federal de Campina Grande
  • Taciana da Costa Farias Almeida Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Hipertensão, Aplicativo de mensagem, COVID-19, Enfermagem

Resumo

O tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) requer o uso de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida, sendo a não adesão ao tratamento um desafio. Durante a pandemia do COVID-19, a necessidade de continuidade do tratamento associado com a recomendação do distanciamento social dificultou o acompanhamento dessa população, e os aplicativos de mensagens passaram a ter papel fundamental na disseminação de informações. Objetivo do projeto: estimular comportamentos saudáveis e a adesão ao tratamento da HAS, durante a pandemia do COVID-19. Participaram usuários de uma Unidade de Saúde da Família (Campina Grande-PB), com o diagnóstico de HAS. Criou-se um grupo motivacional, que utilizou como ferramenta de interação a rede social WhatsApp®, por meio da qual foram enviadas informações, recursos de áudio, vídeo-curtos e imagens, sobre aspectos relacionados a HAS. As mensagens eram enviadas como "desafios", "você sabia?”, "mitos e verdades", e "dúvidas". Verificou-se que os participantes passaram a ter maior entendimento sobre a patologia, o que favoreceu a adesão e continuidade do tratamento medicamentoso, mudança e a adoção de hábitos saudáveis (prática de atividade física, diminuição do consumo de sódio, aumento da ingesta hídrica e melhora na qualidade do sono). Concluiu-se que a divulgação de informações sobre a HAS por meio de recursos tecnológicos como aplicativo de mensagens (WhatsApp®), nesta população, incentivou e motivou a continuidade do tratamento, sendo considerada uma experiência exitosa de cuidado em HAS durante a pandemia do COVID-19. Assim, recomenda-se aplicação deste recurso em outras situações que requerem cuidados em saúde semelhantes.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

VIEIRA, G. C.; SILVA, J. S.; FERREIRA DA SILVA, L. V. .; FERNANDES MOREIRA, A. B. .; SOARES, M. S. .; ALMEIDA, T. da C. F. . USO DE UM APLICATIVO DE MENSAGENS PARA ESTIMULAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/175. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

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