THE SKETCH AND THE SYNTHESIS

STRUCTURAL ORDER IN THE WORK OF RODOLFO LÓPEZ REY BETWEEN 1959 AND 1962

Authors

Keywords: sketches; structure; Uruguayan modern architecture; design process

Abstract

O artigo apresenta um esboço realizado pelo arquiteto Rodolfo López Rey durante uma entrevista, enquanto explica as principais decisões que determinaram o projeto de uma de suas residências unifamiliares. Este esboço não só sintetiza os valores projetuais que marcaram a primeira etapa de sua obra, mas também dá conta do papel que o desenho à mão desempenhou no processo projetual dos arquitetos representativos da modernidade latino-americana. A análise é complementada por uma breve revisão de literatura que visa argumentar a importância desta prática nos processos de design e levantar possíveis dificuldades ligadas ao declínio da capacidade de desenhar na atuação dos profissionais da área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cecilia Machin, Universidad ORT Uruguay

Master en Educación, Universidad ORT Uruguay. Diploma en Educación, Universidad ORT Uruguay. Diploma de Estudios Avanzados en Proyectos de Arquitectura, Universidad Politécnica de Cataluña. Arquitecto, Universidad de la República (Uruguay). Docente de Dibujo y Comunicación Visual nivel Bachillerato. Arquitecto Independiente. Ex Colaborador Docente Honorario Instituto de Diseño, FADU, UdelaR.

References

FAVA, Michelle. A Decline in drawing ability? International Journal of Art & Design Education, v. 2, n. 39, 2019.

FRONTINI, Pablo. Tradición moderna e identidad. La arquitectura uruguaya en la segunda mitad del siglo XX Anales De Investigación En Arquitectura, v. 8, pp. 7–24, 2018.

HEWITT, Mark. Sketches as Cognitives Traces: Alvar Aalto at Imatra. New Design Ideas, v. 3, n. 1, pp.5‐20. 2019.

LÓPEZ REY, Rodolfo. Retrospectivas 4. Gómez Platero – López Rey Arquitectos. Em rede https://www.fadu.edu.uy/sma/retrospectivas/gomlop/. 2012.

LORENTE MOURELLE, Rafael: FRONTINI, Pablo: MAZZEO, Eduardo. Rodolfo López Rey: Arquitecto y Coleccionista. Montevideo: La Nao. 2020.

MACHÍN, Cecilia. Habilidades de aprendizaje y construcción de conocimiento en el área de Arte y Comunicación Visual de Enseñanza Media Superior: la perspectiva del docente adscriptor. Tese (Mestrado na Educação) – Instituto de Educación, Universidad ORT Uruguay. 2022

PADOVAN, Richard. Proportion: Science, Philosophy, Architecture. New York: Routledge. 1999.

PIÑÓN, Helio. Representación gráfica del edificio y construcción visual de la arquitectura. Em rede https://helio-pinon.org/escritos_y_conferencias/det-representacion_grafica_del_edificio_y_construccion_visual_de_la_arquitectura_i58438. 2008.

PIÑÓN, Helio. Arquitectura del Proyecto. Em rede https://helio-pinon.org/escritos_y_conferencias/det-arquitectura_del_proyecto_i71050. 2016.

SPRECHMANN, Tomás: DANZA, Marcelo. Disfuncionalidad y sobre-exposición: una visión del fenómeno García Pardo. Em: GAETA, J. (Dir). Monografías Elarqa: Luis García Pardo. Montevideo: Dos Puntos, 2000. s.p.

SUWA, Masaki: GERO, John: e PURCELL, Terry. Unexpected discoveries and s-inventions of design requirements: Important vehicles for a design process. Design Studies v. 2, n. 6, pp. 539-567, 2000.

TVERSKY, Bárbara: SUWA, Masaki. Thinking with Sketches. Em: MARKMAN, A.: WOOD, K. Tools for Innovation: The Science Behind the Practical Methods That Drive New Ideas. Oxford: Oxford University Press, 2009. pp. 75-85.

Published

March 29, 2024

How to Cite

MACHIN, C. THE SKETCH AND THE SYNTHESIS: STRUCTURAL ORDER IN THE WORK OF RODOLFO LÓPEZ REY BETWEEN 1959 AND 1962. Architecture and Place Journal, Campina Grande, v. 2, n. 5, p. 09–20, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2265. Acesso em: 4 dec. 2024.

Section

Artigos