NPD I STI UFPE

RESGATE DO ANTEPROJETO EM CROQUIS. 1976

Autores

  • Alcília Afonso Doutora em projetos arquitetônicos ETSAB/UPC. Professora adjunta ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG https://orcid.org/0000-0002-6344-9329

Resumo

A edificação foi projetada pelos arquitetos Helvio Polito e Zildo Sena Caldas, em 1976, e teve como colaboradores os arquitetos Carlos Bonfim, Dirceu Ferraz, Elias Gomes, Márcio Aquino, Fátima Leão, conforme consta em informação coletada no carimbo do projeto arquitetônico. Foi projetado para abrigar o Núcleo de Processamento de Dados/ NPD e o Laboratório Central de Microscopia eletrônica/ LCM da UFPE, e atualmente sedia a STI - Superintendência de Tecnologia da Informação.

A documentação do anteprojeto, realizado em papel Craft e ilustrada com croquis, foi coletada no acervo do Memorial Denis Bernardes da Biblioteca Central da UFPE/Universidade Federal de Pernambuco e vem sendo trabalhada pela autora em pesquisa sobre o brutalismo em Pernambuco.

Segundo informações coletadas no site da STI, o NPD foi criado em 1967, como instância da UFPE responsável pela instalação e gerenciamento do seu sistema computacional, e passou por diversas fases até chegar a sua atual estrutura. Inicialmente, a unidade chamava-se Centro de Computação Eletrônica e sua principal atribuição se resumia ao treinamento de pessoal especializado, a cursos de extensão e ao ensino de disciplinas relacionadas à computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

19 de julho de 2024

Como Citar

AFONSO, A. . NPD I STI UFPE: RESGATE DO ANTEPROJETO EM CROQUIS. 1976. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 2, n. 6, p. 136–144, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/3099. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Croquis