O USO DE PRONOMES SUJEITO-OBJETO ENQUANTO TENDÊNCIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

ANÁLISE E DIDATIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS BRASILEIRAS E COMENTÁRIOS DE SEUS VIDEOCLIPES NO YOUTUBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14057658
Palavras-chave: Pronomes sujeito-objeto, Português Brasileiro, Músicas brasileiras, Comentários do YouTube, Didatização

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, em músicas brasileiras e comentários em seus videoclipes no YouTube, o uso de pronomes sujeito-objeto enquanto tendência do Português Brasileiro (PB) em construções com o verbo “deixar” seguido de Infinitivo, assim como apresentar uma proposta de ensino relacionada a tal tema. Para tanto, estabeleceu-se um paralelo entre pressupostos teóricos da Gramática Tradicional e da Sociolinguística, os quais subsidiaram a análise das músicas Deixa eu amar você (Fernando e Sorocaba, 2023), Deixa ela saber (Henrique e Juliano, 2016) e Deixa ele sofrer (Anitta, 2015), assim como de três comentários em seus videoclipes do YouTube. Metodologicamente, quantos aos fins, meios e abordagem, a presente pesquisa classifica-se como descritivo-explicativa, documental e qualitativa. De maneira geral, constatou-se que, nesse contexto, o emprego de pronomes sujeito-objeto em construções com o verbo “deixar” seguido de Infinitivo configura uma preferência de uso entre os cantores das músicas brasileiras contempladas e seu respectivo público-alvo. Além disso, percebeu-se que, embora a norma-padrão a conceba como um erro passível de agramaticalidade por fugir às prescrições gramaticais, tal característica, ao contrário, reflete uma regra própria do PB, dotada de igual funcionalidade, principalmente, quando é atestada sua efetividade de comunicação em contextos reais de uso da língua.

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Biografia do Autor

David Naamã Melo de Figueiredo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando de licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pesquisador inscrito no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC), vinculado ao grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG), na linha de pesquisa Língua(gem) em Contexto de Ensino de Português (LM). Atualmente, é membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG). Tem interesse na área de Linguística, principalmente com um enfoque para os estudos voltados ao léxico, à gramática e ao ensino de língua materna.

João Marcos de Sousa Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando do curso de Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É membro do grupo Programa de Educação Tutorial em Letras (PET-LETRAS/UFCG) desenvolvendo atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão. Também atuou no Programa de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS-PORTUGUÊS) entre 2022 e 2023.

Referências

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

FIGUEIREDO, D. N. M. de; RODRIGUES, J. M. de S. . O USO DE PRONOMES SUJEITO-OBJETO ENQUANTO TENDÊNCIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ANÁLISE E DIDATIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS BRASILEIRAS E COMENTÁRIOS DE SEUS VIDEOCLIPES NO YOUTUBE. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 16–28, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14057658. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/3211. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê