TEORIA VAI, PRÁTICA VEM

O ENSINO DE ORALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Renilson Gomes Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10073542
Palabras clave: formação docente, teoria, prática, Ensino, oralidade

Resumen

Resumo: Neste relato de prática, discuto sobre formação inicial do professor de Língua Portuguesa mediante um processo didático-pedagógico que primou pela aliança entre teoria e prática, demonstrando como o ensino acadêmico poderá se efetivar compenetrado no que se realiza em sala de aula. Para tanto, sustento-me numa discussão teórica e um objeto de ensino de livro didático proposto para ser escolarizado no ensino médio, articulando conceitos teóricos à escola com a prática desse objeto (entrevista) propagada como temática de estudo na universidade. Nesse contexto, objetivo descrever práticas no ensino superior com foco no entrelaçamento teórico e prático, entre o que se discute na universidade e o que se realiza pedagogicamente na escola, pontuando possibilidades de aproximação entre as duas esferas. Teoricamente, filio-me aos conceitos teóricos sobre formação docente e ensino de oralidade, com destaque para o gênero entrevista. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa com influência documental e interpretativa, em cuja geração de dados, utilizei um artigo científico, um capítulo de livro e uma proposta de produção de texto de livro didático. Como resultado, posso apontar que a relação de saberes teóricos com saberes práticos em contexto de formação de professor de Língua Portuguesa pode ocorrer, estabelecendo, por fim, um diálogo entre o que se discute academicamente com o que se faz escolarmente. Com essa percepção, é possível depreender que a teoria pode contribuir com uma prática mais elaborada no que toca à definição do objeto e das estratégias com foco no conteúdo a ser ensinado.

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Publicado

noviembre 5, 2023

Cómo citar

GOMES, R. TEORIA VAI, PRÁTICA VEM: O ENSINO DE ORALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 124–132, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10073542. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1093. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Relato de Experiência