TEORIA VAI, PRÁTICA VEM
O ENSINO DE ORALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10073542Resumen
Resumo: Neste relato de prática, discuto sobre formação inicial do professor de Língua Portuguesa mediante um processo didático-pedagógico que primou pela aliança entre teoria e prática, demonstrando como o ensino acadêmico poderá se efetivar compenetrado no que se realiza em sala de aula. Para tanto, sustento-me numa discussão teórica e um objeto de ensino de livro didático proposto para ser escolarizado no ensino médio, articulando conceitos teóricos à escola com a prática desse objeto (entrevista) propagada como temática de estudo na universidade. Nesse contexto, objetivo descrever práticas no ensino superior com foco no entrelaçamento teórico e prático, entre o que se discute na universidade e o que se realiza pedagogicamente na escola, pontuando possibilidades de aproximação entre as duas esferas. Teoricamente, filio-me aos conceitos teóricos sobre formação docente e ensino de oralidade, com destaque para o gênero entrevista. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa com influência documental e interpretativa, em cuja geração de dados, utilizei um artigo científico, um capítulo de livro e uma proposta de produção de texto de livro didático. Como resultado, posso apontar que a relação de saberes teóricos com saberes práticos em contexto de formação de professor de Língua Portuguesa pode ocorrer, estabelecendo, por fim, um diálogo entre o que se discute academicamente com o que se faz escolarmente. Com essa percepção, é possível depreender que a teoria pode contribuir com uma prática mais elaborada no que toca à definição do objeto e das estratégias com foco no conteúdo a ser ensinado.
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