A ESCRITA COMO FERRAMENTA DE ELABORAÇÃO DOS TRAUMAS EM A AMIGA GENIAL, DE ELENA FERRANTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8412319
Keywords: Psicanálise, Literatura, Escrita, Trauma, A amiga genial

Abstract

A Amiga Genial, o primeiro livro da tetralogia napolitana de Elena Ferrante, diz respeito à uma narrativa autobiográfica ficcional da personagem principal, Lenu, que devido ao trauma vivenciado pelo desaparecimento de sua melhor amiga, Lila, utiliza-se da ferramenta da escrita como uma forma de apaziguar a ausência e o luto dessa experiência, e eternizar sua vida por meio da produção artística. Por meio disso, com o suporte das teorias psicoanalíticas, eu busquei investigar os aspectos traumáticos narrados pela personagem em sua infância e adolescência, os quais foram fatores determinantes na construção de sua identidade, de sua relação consigo mesma e com o mundo. O objetivo deste trabalho é compreender o processo da perda de uma amiga como uma força motriz para a criação literária produzida por Lenu, narradora-personagem da história, que busca elaborar seu trauma por meio da escrita ao revisitar seu passado. Como fundamentação teórica, utilizou-se da noção do trauma em Freud e Winnicott (2004), a psicanálise e a crítica literária (2010) e o conceito de trauma transgeracional (2020), os quais serviram de suporte para investigar tais elementos na obra de Ferrante. Por consequência, a união de literatura e psicanálise nos permite visitar o mais íntimo dos personagens e adentrar temas inquietantes à natureza humana, proporcionados por Elena Ferrante nesta obra. 

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References

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Published

September 10, 2023

How to Cite

MEDEIROS DANTAS, E. N. .; AMARAL, J. P. W. . A ESCRITA COMO FERRAMENTA DE ELABORAÇÃO DOS TRAUMAS EM A AMIGA GENIAL, DE ELENA FERRANTE. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 87–94, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8412319. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1032. Acesso em: 21 nov. 2024.

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