MULHERES CIENTISTAS EM DESTAQUE: REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DAS MULHERES DOCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFRPE ENTRE 2019 E 2021
Resumo
A pesquisa propôs-se a analisar e refletir sobre a produção acadêmica de docentes mulheres, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, a partir de documentos públicos, divulgados no site dos Departamentos, e os dados públicos dos currículos incluídos na Plataforma Lattes/CNPq, para conhecer qual o lugar das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico, sua inclusão nas políticas públicas e nos diversos espaços acadêmicos. Trata-se de pesquisa qualitativa com coleta de dados documentais e inclusão de dados numéricos. Os pressupostos teórico-metodológicos partem da definição de gênero como um elemento constitutivo das relações sociais, baseadas em diferenças entre os sexos, sugerindo que este conceito seja utilizado como uma categoria útil de análise. Para o estudo qualitativo foram elaboradas categorias de análise a partir dos itens pontuados nos currículos da Plataforma Lattes do CNPq, a fim de conhecer a produção científica de docentes no curso de Engenharia de Pesca, em se tratando das suas formações e categoria docente na instituição, mas, em especial, buscamos para análise os dados de participação em publicações de artigos, da presença em bancas, grupos de pesquisa e orientações. Além disso, buscou-se a divulgação de dados relacionados a questões que envolvem as relações de gênero na história das ciências e da tecnologia, especialmente na UFRPE e divulgar uma parcela da história institucional