CARIRITEC - MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
Resumen
O projeto foi executado com a participação de alunas dos cursos de engenharias do Centro de Desenvolvimento do Semiárido da UFCG, de forma on-line, e contemplou um públicoalvo de aproximadamente 800 pessoas. O principal objetivo do CaririTec é motivar a inserção de meninas nos cursos das áreas de engenharia, ciências exatas e computação, além de diminuir o número de desistência feminina nestas áreas e preconceitos de estereótipos. Devido à pandemia do COVID – 19 os meios para alcançar tal objetivo foram através de plataformas digitais. No Instagram, foram realizadas indicações de livros, filmes e vídeos com temas voltados para superação, conquista e empoderamento de mulheres; palestras em forma de lives ministradas por profissionais de diversas áreas sobre três temáticas importantes: saúde mental durante a pandemia, empreendedorismo feminino e importância do feminismo na sociedade; publicações sobre representatividade feminina nas ciências, artes, esportes e empreendedorismo e dicas de TEDx Talks. Além disso, na plataforma Google Meet realizou-se uma mesa redonda cujo tema central foi a representatividade feminina nas áreas de engenharia e ciências exatas; outra ação importante foi a II Semana Tecnológica, que proporcionou onze minicursos envolvendo as áreas de engenharia e ciências exatas, além de outras áreas específicas de cursos do CDSA, como, por exemplo, Agroecologia. Diante disso, percebeu-se, através de relatos do público-alvo, a evidente importância de fortalecer e incentivar a participação de mulheres nas áreas de exatas e tecnologia, e a efetividade de atividades realizadas de maneira remota.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Jordana Souza Nogueira, Lais Vaz Mendes, Mariane Emanuelle Pessoa Santos, Maítala Andréia Andrade Alves de Souza, Maria Creuza Borges de Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.