Sobre a Revista
A Revista Arquitetura e Lugar (ISSN 2965-291X) foi fundada em 2023 e atualmente é um periódico científico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, Brasil.
OBJETIVO
A Revista Arquitetura e Lugar tem como objetivo, resgatar a arquitetura e a sua relação com o lugar no qual, esta é produzida. Tratará de temas voltados à história da arquitetura, da cidade, bem como questões de documentação e conservação do patrimônio arquitetônico em suas diversas manifestações, material e imaterial. Pretende dialogar com a realidade brasileira e internacional, realizando conexões e reflexões sobre os temas tratados.
SEÇÕES TEMÁTICAS
A revista Arquitetura e Lugar possui cinco seções temáticas, que deverão seguir os templates relativos a cada uma delas, respectivamente:
1 | Artigos: tratando sobre temas pertinentes à area das ciências sociais aplicadas, ciências humanas e tecnológicas; podem abordar questões de ensino, pesquisa, extensão, bem como tratar de aspectos teóricos, analíticos e críticos.
BAIXAR TEMPLATE - ARTIGO COMPLETO
2 | Práticas projetuais: enfocando experiências práticas profissionais, ou acadêmicas, tratando as etapas de processo projetual e produto/objeto arquitetônico, urbanístico, paisagístico, de intervenção no patrimônio edificado, entre outras áreas afins.
BAIXAR TEMPLATE - PRÁTICAS PROJETUAIS
3 | Ensaios fotográficos: de arquiteturas e lugares. Fotografias que captem e documentem um determinado tema a ser tratado e apresentado com texto explicativo, que discorra e analise o objeto exposto.
BAIXAR TEMPLATE - ENSAIO FOTOGRÁFICO
4 | Entrevistas: com personagens da arquitetura e urbanismo e áreas afins.
5 | Croquis: sobre a arquitetura, paisagem, e arte nacional e internacional.
PERIODICIDADE
A Revista Arquitetura e Lugar publica seus números trimestralmente.
Números especiais poderão ser publicados a critério dos editores.
IDIOMAS
Os idiomas aceitos para publicação são o português, espanhol e inglês.
AVALIAÇÃO POR PARES
Os artigos submetidos conforme as “condições para submissões” da Revista serão avaliados cegamente por pelo menos dois avaliadores e por um terceiro, em caso de divergência de avaliação entre os dois primeiros, cabendo a decisão final do processo avaliativo aos editores responsáveis pela edição. A avaliação é do tipo "duplo-cega".
Os principais critérios para aceitação de artigos são: ineditismo da publicação, originalidade do tema, contribuição para as áreas de conhecimento enfocadas pela Revista, clareza e consistência teórica e metodológica, apresentação de reflexões críticas sobre o objeto tratado, qualidade da redação, estrutura do texto e atendimento às normas formais da Revista.
As contribuições serão avaliadas por dois pareceristas ad-hoc, que indicarão uma das três alternativas:
- Aceito para publicação;
- Aceito para publicação com alterações;
- Recusado para publicação.
Os avaliadores, necessariamente vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa reconhecidas em âmbito nacional e/ou internacional, são convidados pela gerência editorial a partir de análise de seu currículo e experiência como professor/pesquisador.
Todo o processo de avaliação é acompanhado pela comissão editorial por meio do Open Journal System. Em caso de publicação, as datas de submissão, revisão (caso ocorra) e aceite serão divulgadas.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não são cobrados taxas ou impostos para submissão, avaliação e publicação de artigos.
POLÍTICA DE ÉTICA
Esta revista considera o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, editores e avaliadores de manuscritos.
Esta declaração foi adaptada e se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines)
Princípios éticos:
As decisões dos Editores e do Conselho Editorial não serão influenciadas ou determinadas por fontes de receita.
A revista tem um compromisso com os princípios éticos e está disposta a publicar retratações e correções quando necessário.
Com relação à reclamações éticas sobre um manuscrito ou artigo publicado, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração de envetuais reclamações, consultado os autores e outras partes envividas.
Resolução de conflitos de interesse e violações éticas
Os editores tomarão as medidas necessárias para tentar identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem formalmente ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.
Responsabilidade dos Editores:
Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre quais artigos submetidos à revista devem ser publicados e são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais, direitos autorais e boa práticas científicas.
Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.
Transparência e reclamações: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores. Os editores devem tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Conflitos de interesse: os editores podem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas no trabalho, ou por questões competitivas. Quando necessário o editor pode designar um editor especifico para cuirdar do processo editórial de determinado artigo.
Responsabilidade editorial: os editores devem sempre preservar a indentidade dos pareceristas no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.
Deveres dos Revisores (Pareceristas):
Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, não deve divulgar qualquer informação sobre o manuscrito com terceiros.
Divulgação e conflito de interesses: os pareceristas devem manter em sigilo e não devem se utilizar indevidamente de ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos.
Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, bem como devem chamar a atenção dos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.
Deveres dos Autores:
Originalidade: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam textos ou imagens de outros que isso seja devidamente citado. Plágio constitui um comportamento antiético e não é aceito pela revista.
Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições devem ser listados como coautores. Além disso, o autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. Cabe ao autor principal se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
Publicação múltipla ou redundante: os autores não devem publicar na revista manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo conteúdo já publicados ou em vias de publicação em outro periódico.
A revista pode utilizar os sistemas de verificação de similaridade dos manuscritos.
Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes no desenvolvimento e elaboração do manuscrito, o trabalho de outros autores deve ser reconhecido e referênciado. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte e identificação da origem.
Erros em trabalhos publicados: quando os autores descobrem um erro significativo em seu trabalho publicado é sua obrigação informar os editores e solicitar a correção do artigo.
Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.