O ALFABETISMO VISUAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS ARTES

Autores

Palavras-chave: Design de Superfície, Alfabetismo visual, Ensino das artes, Revestimentos

Resumo

O presente artigo tem como objeto de pesquisa os revestimentos das construções residenciais unifamiliares modernas de Campina Grande- PB. O objetivo é analisar os elementos do design de superfície destas obras, com foco em sua estrutura morfológica, padrões formais e demais aspectos iconográficos, buscando uma compreensão técnico-construtiva, identificando regras e princípios formais de desenho bi e tridimensional, com o intuito de compreender a mensagem através do alfabetismo visual, aproximando o ensino das artes no cotidiano do aluno. Assim, devemos enxergar as superfícies como uma ferramenta de comunicação entre o professor e o aluno, analisando-as através da carga de informações contidas nos padrões impressos, aproximando os elementos construtivos que estão no cotidiano das pessoas e que, às vezes, passam despercebidos. A metodologia da pesquisa se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica e análise documental sobre a modernidade na arquitetura local. Trata-se de uma pesquisa multidisciplinar, que dialoga entre saberes do design, das artes e da arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPANHOLE, Sidney. Alfabetização visual: conceito, equívocos e necessidade. Chaud, E. (Orgs.). Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia-GO: UFG, FAV, 2014.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Editora 70, 2007.

LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, Luciana; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores. Campinas: Papirus, 2011. p. 25-36.

WOLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte: O problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado em

1 de maio de 2023 — Atualizado em 19 de maio de 2023

Versões

Como Citar

MEDEIROS, A. T. O ALFABETISMO VISUAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS ARTES. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 34–43, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/450. Acesso em: 24 abr. 2024.

Seção

Artigos