O ALFABETISMO VISUAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS ARTES
Resumo
O presente artigo tem como objeto de pesquisa os revestimentos das construções residenciais unifamiliares modernas de Campina Grande- PB. O objetivo é analisar os elementos do design de superfície destas obras, com foco em sua estrutura morfológica, padrões formais e demais aspectos iconográficos, buscando uma compreensão técnico-construtiva, identificando regras e princípios formais de desenho bi e tridimensional, com o intuito de compreender a mensagem através do alfabetismo visual, aproximando o ensino das artes no cotidiano do aluno. Assim, devemos enxergar as superfícies como uma ferramenta de comunicação entre o professor e o aluno, analisando-as através da carga de informações contidas nos padrões impressos, aproximando os elementos construtivos que estão no cotidiano das pessoas e que, às vezes, passam despercebidos. A metodologia da pesquisa se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica e análise documental sobre a modernidade na arquitetura local. Trata-se de uma pesquisa multidisciplinar, que dialoga entre saberes do design, das artes e da arquitetura.
Downloads
Referências
CAMPANHOLE, Sidney. Alfabetização visual: conceito, equívocos e necessidade. Chaud, E. (Orgs.). Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia-GO: UFG, FAV, 2014.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Editora 70, 2007.
LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, Luciana; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores. Campinas: Papirus, 2011. p. 25-36.
WOLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte: O problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado em
Versões
- 19 de maio de 2023 (2)
- 1 de maio de 2023 (1)
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.