ESCRITA ACADÊMICA DE PESQUISADORES APRENDIZES NO CIC-UFCG

CONSTATAÇÕES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8416648
Palavras-chave: Letramento acadêmico-científico. Pesquisador aprendiz. Gênero abstract.

Resumo

A produção escrita de gêneros acadêmicos é um componente fundamental da formação em nível superior, não obstante, tal produção é comumente tomada por estudantes de graduação como complicada, difícil, e por que não dizer, incompreensível, já que, em geral, contrasta com as práticas de escrita advindas da escola. Desse modo, muitas das dimensões caracterizadoras da escrita acadêmica, em diferentes campos disciplinares, permanecem nebulosas durante toda a graduação, algo para o que contribui o caráter tácito das convenções que regem a escrita em domínio acadêmico. A partir deste quadro, o presente trabalho tem por objetivo oferecer maior visibilidade ao complexo cenário da aquisição de escrita especializada por graduandos inseridos em programas de pesquisa, os chamados pesquisadores aprendizes. Para tanto, analisamos abstracts, produzidos em língua portuguesa, publicados pelo CIC-UFCG (Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande), na busca por marcas atestadoras da aquisição de escrita acadêmico-científica por parte dos referidos sujeitos. Os resultados indicam a existência de diferentes níveis de desenvolvimento de escrita, indiciados, principalmente, pela capacidade que os sujeitos apresentam de agenciar sua escrita, inscrevendo-se no discurso por meio da assunção à voz de pesquisador.

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Referências

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Publicado em

26 de dezembro de 2022

Como Citar

MENESES, R.; SILVA, W. ESCRITA ACADÊMICA DE PESQUISADORES APRENDIZES NO CIC-UFCG: CONSTATAÇÕES E REFLEXÕES. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 40–51, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8416648. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/311. Acesso em: 25 abr. 2024.

Seção

Artigos