MULHERES CIENTISTAS NO ENFRENTAMENTO À COVID-19
Resumen
Objetiva-se relatar as experiências vivenciadas na execução do projeto de extensão “Mulheres cientistas no enfrentamento à Covid-19”, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Dado o atual cenário pandêmico, o referido projeto foi desenvolvido remotamente, na Escola Cidadã Integral Estadual Maria de Lourdes Araújo. Foi realizado um conjunto de intervenções nesta escola, por meio de plataformas digitais, com o objetivo problematizar o papel das mulheres na Ciência, uma vez que estas por muito tempo foram rotuladas como sexo frágil e limitadas ao espaço doméstico, impossibilitando-as assim de produzir conhecimento científico. No decorrer das intervenções realizadas, foram apresentadas aos estudantes da Educação Básica mulheres cientistas que, mesmo diante de inúmeros desafios, conseguiram contribuir com o desenvolvimento científico nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. A fim de abordar mais especificamente a realidade pandêmica, também foram apresentadas aos estudantes mulheres cientistas que estão contribuindo diretamente com o enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19. Com isso, buscou-se promover a alfabetização científica, estimular o interesse dos discentes pela Ciência, especialmente das meninas, além de instruí-los sobre questões relativas à Covid-19. Após as intervenções, foi aplicado um questionário online, por meio do qual os respondentes foram caracterizados e indagados com perguntas relativas à execução do projeto. Concluiu-se que a abordagem em relação à Covid-19 se mostrou satisfatória, porém, constatou-se que o papel da mulher na Ciência precisa ser discutido com mais frequência junto aos estudantes da Educação Básica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Jucilane Alves dos Santos, Anailza Silva Barbosa de Lima, Maria Izabel de Souza Alencar, Jefferson Antônio Marques, Sirleide Dantas Lopes, Mirleide Dantas Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.