ESCOLA EM AÇÃO: SAÚDE E EDUCAÇÃO TRABALHANDO PELA PREVENÇÃO DAS IST’s NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DE PATOS-PB
Abstract
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) merecem atenção no que diz respeito ao cuidado com adolescentes e jovens que iniciam cada vez mais cedo sua vida sexual ativa, sem falar nos cuidados que se deve ter para evitá-las desde cedo. As IST’s devem ser cada dia mais conhecidas, para que se possa também ter um diagnóstico precoce e consequentemente um tratamento apropriado. Jovens e adolescentes passam por constantes mudanças no corpo e na mente, e quanto mais conhecerem a si mesmo melhor será o seu desenvolvimento físico e mental, com isso faz-se necessário o acesso a informações e conscientização dos seus atos e suas consequências, como por exemplo, os cuidados que se deve ter em uma relação sexual. A proposta desse trabalho foi levar conhecimento sobre as IST’s e conscientizar os alunos do município de Patos-PB acerca dos cuidados que se deve ter com o corpo, visto que esse grupo funciona como disseminadores de informação e formação de conceito que contribuirão para uma educação sexual de qualidade. O trabalho visava alcançar alunos de escolas do município de Patos-PB através das redes sociais (Facebook e Instagram), devido à pandemia do Covid-19. As temáticas que foram trabalhadas abordaram temas relacionados as IST’s, saúde e educação trabalhando pela prevenção. As ações que foram desenvolvidas levaram a uma clara compreensão a respeito do tema abordado, foi utilizado Reels/vídeos curtos com informações precisas e necessárias. Ao longo das ações desenvolvidas podemos perceber que poucos alunos buscaram um contato, tiraram dúvidas ou até mesmo interagiram de alguma forma. Com este trabalho foi possível evidenciar o importante papel social que a extensão possibilita, disseminando informações que podem atuar na transformação social, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento da cidadania.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Luciana Silva De Lima Gomes, Laura Elias Rocha, Maria Lúcia Ribeiro Barbosa, Nyelma Abílio Lopes Barros, Renan Fernandes Maia Neto, Rosália Severo de Medeiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.