Sobre a Revista

A Revista 15 de Outubro é o periódico do grupo PET-Letras da Universidade Federal de Campina Grande. Nossa proposta é ser um canal de divulgação científica para os estudos linguísticos e literários, quer seja da perspectiva teórica, quer seja da aplicada. 

Nosso periódico surge para dar continuidade ao Colóquio 15 de Outubro, evento organizado anteriormente pelo PET-Letras, e fundamentado na importância da divulgação da ciência pela difusão de pesquisas em artigos e em outras produções acadêmicas.  A revista terá periodicidade de dois números anuais, recebendo artigos e relatos de pesquisa e de experiência, preferencialmente, produzidos por graduandos, graduados e professores da Educação Básica, em coautoria com doutores, mestres ou especialistas. Esse grupo prioritário se justifica em função dos espaços escassos para essa produção, além da pouca visibilidade dada à produção escrita desses sujeitos. As sessões serão divididas entre Artigos, Relatos de experiência e de Pesquisa em números de temática livre ou pré-definida; serão aceitos textos de pesquisas em andamento ou concluídas, além de artigos derivados de textos de trabalhos de conclusão de curso ou afins, desde que sejam inéditos e adequados ao escopo do periódico.

Periodicidade - Semestral 

e-ISSN - 2965-5633

 

Edição Atual

v. 4 n. Especial (2024): DE TUDO UM POUCO: RESENHAS DE VERIEDADES
					Visualizar v. 4 n. Especial (2024): DE TUDO UM POUCO: RESENHAS DE VERIEDADES

A edição especial De Tudo um Pouco da Revista 15 de Outubro apresenta resenhas produzidas por estudantes participantes do curso "Ler, interpretar e escrever", promovido pelo PET Letras da UFCG. O curso, orientado pela professora Williany Miranda da Silva, abordou o gênero resenha, além de aspectos gramaticais como verbos e adjetivos, com foco na leitura crítica e na escrita reflexiva. Voltado a alunos dos primeiros períodos de Letras, o curso incentivou a prática da escrita como ferramenta formativa. O volume reúne onze resenhas com temas diversos, refletindo os interesses dos cursistas e o processo pedagógico vivido.

Publicado em: 17 de abril de 2025
Ver Todas as Edições