PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
No contexto da pandemia da COVID-19, o isolamento social configurou-se como um fator estressor e desencadeante de sofrimento psíquico. Assim, objetivou-se acolher a população por meio de escutas psicológicas, como modalidade de cuidado e enfrentamento no cenário pandêmico. O projeto coordenado por uma professora do curso de psicologia, teve a colaboração de um professor de medicina e de profissionais externos, ligados ao Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Práticas Interdisciplinares (NUPI), com a participação de alunos dos Cursos de Psicologia e Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os atendimentos ocorreram via plataforma Google Meet, nas modalidades de atendimento individual, realizada pelos psicólogos voluntários, e em grupo, conduzida pelos estudantes com auxílio de um psicólogo. As inscrições foram realizadas por meio de um formulário on-line divulgado nas redes sociais. Destaca-se que foram atendidas 298 pessoas de agosto até dezembro de 2020. Utilizou-se como referencial teórico a Logoterapia e Análise Existencial, atrelando também as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como por exemplo: a Tenda do Conto (FÉLIX-SILVA et al., 2014), Terapia Comunitária (FRANCO et al., 2020), Oficina de Arteterapia, além do Grupo de Derreflexão (FABRY, 1990). Como resultado, foi possível oferecer cuidado em saúde mental para os inscritos, os quais expressaram sentimentos de gratidão pela oportunidade e pelos momentos vivenciados. Torna-se evidente, portanto, o impacto positivo do projeto e a sua importância por colaborar ativamente com a comunidade diante das questões de saúde pública decorrentes da pandemia do Coronavírus (2019-nCoV).
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Ana Luisa Nóbrega Rodrigues, Rejane Maria Moreira de Lima, Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.