CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
Resumo
O projeto foi executado entre agosto e dezembro de 2020 com a participação de alunos do Curso de Direito do Campus de Sousa, buscando efetivar a aplicação dos Direitos Humanos nos processos eletrônicos do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS/UFCG, firmando a atenção sociojurídica humanizada em tempos de combate ao COVID19. Nota-se que as atividades presenciais do núcleo de prática jurídica foram paralisadas em março de 2020, acarretando prejuízo de impulso em cerca dos 300 processos judiciais a cargo do NPJ. Para reverter tal situação, o projeto reunia-se remotamente e diligenciava nos processos judiciais semanalmente; com o preenchimento de fichas de avaliação nas quais os extensionistas verificavam as condições do trâmite processual e as medidas a serem tomadas, bem como adotavam esforços para comunicar remotamente às partes assistidas sobre a situação do processo. Foram realizadas medidas processuais de impulsionamento, reclamação em ouvidoria, emenda às petições, recursos diversos etc. Outrossim, os extensionistas buscavam minimizar o desgaste da mora do processo e tentou conferir um tratamento mais humanizado para o público assistido, ao tornar a parte ciente e informada sobre o caso, além de fazer algum encaminhamento urgente em favor das partes, principalmente, nos casos em que a parte atendida não possuía equipamentos eletrônicos para participar das audiências on-line. Garante-se, pois, a efetivação de direitos humanos pelos órgãos/partes envolvidos nos processos judiciais, principalmente, em virtude da pandemia, a qual fragiliza ainda mais o acesso à jurisdição para os hipossuficientes. A análise clínica dos processos do NPJ favorece vivamente a reflexão da necessidade de ampliação de diálogo com outras instituições sociais, propondo-se a fomentar canais de serviços de assistência social e indubitavelmente, poder-se-á contribuir para a efetividade do direito à informação e da razoável duração do processo.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 André Furtado de Souza, Matheus Pinheiro Padrão da Silva, André Gustavo Medeiros Silva, Gustavo Soares de Souza, Eduardo Pordeus Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.