CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
Resumo
O projeto foi executado entre julho de 2021 e janeiro de 2022 com a participação de alunos do Curso de Direito do Campus de Sousa, buscando efetivar a aplicação dos Direitos Humanos nos processos eletrônicos do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS/UFCG, voltados para a atuação na vara de família, firmando a atenção sociojurídica humanizada em tempos de combate ao COVID-19. Na atuação se diligenciava os processos judiciais semanalmente, com o preenchimento de fichas de avaliação nas quais os extensionistas verificavam as condições do trâmite processual e as medidas a serem tomadas, bem como adotavam esforços para comunicar remotamente às partes assistidas sobre a situação do processo. No total, foram 30 processos analisados, resultando em mais de 100 pessoas, assistidas e beneficiadas, além da realização de diversos recursos, dentre eles: medidas processuais de impulsionamento, reclamação em ouvidoria, dentre outros. Nesse sentido, os extensionistas buscavam minimizar o desgaste da mora do processo e conferir um tratamento mais humanizado para o público assistido. Garante-se, pois, a efetivação de direitos humanos pelos órgãos/partes envolvidos nos processos judiciais. A análise clínica dos processos do NPJ favorece a reflexão da necessidade de ampliação de diálogo entre a sociedade e o discente, na tentativa de diminuir o formalismo e o engessamento. Sem contar o contato com instituições sociais, fomentando canais de serviços de assistência social. Assim, contribuindo para a efetividade do direito à informação e à razoável duração do processo.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Laura Luiza Sobral Rocha, Mohara Kelma Formiga de Oliveira, Gloria Maria de Freitas Souza, Maria Eduarda Maia Sousa, Eduardo Pordeus Silva, Carla Rocha Pordeus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.