A A RELEVÂNCIA DO PRÉ-NATAL DO PARCEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Pré Natal, PaternidadeResumo
INTRODUÇÃO: A Atenção Primária a Saúde é essencial na prevenção de doenças e/ou agravos, promoção da Saúde, recuperação e reabilitação. Dentre suas atividades estão as consultas de Pré-natal, realizando-se o acompanhamento da gestação e intervenções quando necessário. Destaca-se como essencial a participação do pai nesse momento para avaliação da sua saúde e melhoria do vínculo familiar. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem e seus supervisores durante o estágio supervisionado em uma Unidade Básica de Saúde do município de Cajazeiras, Paraíba, enfatizando-se o pré-natal. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, baseado na vivência dos autores no estágio após percepção da ausência do pai nas consultas de pré-natal. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Identificou-se que das mais de 30 gestantes da área, apenas 2 costumam ser acompanhadas pelo parceiro, dificultando a assistência integral. Percebeu-se ainda que as gestantes que são acompanhadas sentem-se mais confortáveis com a presença do companheiro fortalecendo o vínculo familiar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatamos que a presença do pai reduz riscos e conflitos para a família e sua ausência gera inúmeros problemas. Destacamos a importância dos profissionais de saúde incentivarem a participação do parceiro no pré-natal e na rotina do serviço, para garantir uma assistência de qualidade a família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Luana Nogueira Lopes, Emmanuel Braga de Oliveira, José Vilamar Rodrigues Vidal Júnior, Mary Luce Mequiades Meira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.