INCLUSÃO PERVERSA E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM A HORA DA ESTRELA
Palabras clave:
exclusão; inclusão; violência; alienação.Resumen
O trabalho analisa a dialética exclusão/inclusão perversa, apresentada por Bader Sawaia, em articulação com a história da personagem Macabéa no romance A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Assim, esta pesquisa se ancora em um conjunto de matérias, valorizando não apenas a produção científica, mas também a literatura. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, discute-se como a exclusão social ultrapassa a ideia de ausência de participação e se manifesta como uma forma de inclusão subordinada, que produz sofrimento ético-político A trajetória de Macabéa evidencia múltiplas dimensões da desigualdade social, atravessadas por gênero, classe, território e relações de trabalho, demonstrando que sua alienação não é um traço pessoal, mas resultado de determinações sociais e históricas que moldam sua subjetividade. Os resultados identificaram como a dialética da exclusão/inclusão perversa está inserida na obra, mas também como a literatura é um retrato da realidade brasileira. A obra de Lispector funciona como instrumento crítico, denunciando a normalização da violência simbólica e material direcionada às mulheres em situação de vulnerabilidade. Esta análise destaca o papel da violência no narrador Rodrigo S.M. e com Olímpico, também nas relações sociais ao redor da protagonista. A articulação entre literatura e Psicologia Social Crítica contribui para compreender processos contemporâneos de desigualdade e reforça a relevância da obra no debate sobre violência de gênero e exclusão social.
Citas
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
IPEA. Atlas da violência 2025. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2025.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTO, S.; SOUSA, J; análise de conteúdo em pesquisa qualitativa. Pesquisa e Debate em Educação: v.10, n. 2, 2020.
SAWAIA, Bader. Introdução: As artimanhas da exclusão social. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 7-16.
SAWAIA, Bader. O Sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 97-116.
WANDERLEY, Luiz Eduardo. Reflexões sobre a exclusão social. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 16-27.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Lucas Viana de Carvalho Cavalcanti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.