ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PANDEMIA COVID-19: DIALOGANDO COM SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Palavras-chave:
Educação alimentar, Ludicidade, Ações educativasResumo
A pandemia causada pelo novo Coronavírus Sars-CoV-2, denominada COVID-19, gerou um impacto abrangente na saúde da população mundial. Estudos têm demonstrado que comorbidades estão associadas ao seu quadro clínico mais grave, como a diabetes mellitus, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e pulmonares, entre outras. Neste contexto, os hábitos alimentares saudáveis merecem atenção, visto que os mesmos contribuem para um adequado funcionamento do sistema imune. Por esta razão, é imprescindível dialogar de forma prática e educativa sobre alimentação, devido sua relevância na prevenção de doenças e qualidade de vida, apresentando informações que repercutam positivamente na saúde dos alunos, para que estes as disseminem entre familiares e amigos. Diante do exposto, o projeto foi realizado com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP), na modalidade EAD (Polo Currais Novos – RN), onde no decorrer do mesmo foram realizadas atividades online voltadas à prática de ensino, com produção de material didático, como jogos educativos (quebra-cabeça e jogo de tabuleiro) para trabalhar o lúdico, relacionando à alimentação saudável e ainda, produção de um webfólio com resumos dos assuntos tratados no projeto, dinâmicas, palestras e discussões. Como resultados do projeto, verificou-se a demonstração de interesse dos partícipes nos encontros virtuais, adquirindo novos hábitos, compartilhando conhecimentos e promovendo o crescimento pessoal e intelectual. Ademais, muitos comentaram sobre o quanto esta temática é necessária diante do período no qual estamos vivenciando na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Janaina Cardoso Roque, Rogério Emerson Pereira Macedo, Marisa de Oliveira Apolinário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.