Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Documentos para Submissão


Para submissão na ReBISAS que acontece unicamente por esse site os autores deverão apresentar manuscritos originais que não foram submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. No artigo submetido não pode conter identificação dos autores, que deverão aparecer apenas no formulário padrão para submissão, lembrando que não é permitida a inclusão ou alteração de autores após submeter ao periódico. Os modelos de documentos exigidos seguem listados e devem ser utilizados conforme características do manuscrito apresentado.

1. Modelo de direitos autorais;

  1. Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, com endereço e assinatura de cada autor;
  2. Modelo de página de identificação;
  3. Modelo de Termo de aceite assinado pelos autores concordando com o pagamento da taxa de publicação;
    5. Comprovante de aprovação da pesquisa por Comitê de Ética (Pelo menos um dos autores deve ser responsável pela pesquisa junto ao CEP);
  4. Documento atestandoa aprovação da pesquisa por Comitê de ética;
  5. Permissão de editores para reprodução de figuras ou tabelas já publicadas;
  6. Modelo de declaração de agradecimento de pessoas e/ou entidades assinado pelo primeiro autor informando a concordância destes;
    9.Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.

    Etapas de avaliação

Etapa I – Avaliado quanto a estrutura, formatação e normas técnicas e científicas adotadas pela ReBISAS.

Etapa II – Avaliado pelo Conselho Editorial quanto a pertinência ao escopo da ReBISAS.

Etapa III – Avaliado pelo Conselho Editorial quanto a originalidade e relevância da temática apresentada.

Etapa IV – Se recusado, será enviado ao autor correspondente; Se aceito, seguirá para a próxima etapa.

Etapa V - Avaliado por pares (sistema duplo-cego) da seguinte maneira: Realizado por três revisores, especialistas na área temática apresentada para avaliação, podendo seguir recomendações de reformulações ou diretamente para o aceite de publicação ou recusa.

Etapa VI -  Detecção de plágio.

Etapa VII - Análise e decisão do Editor/a Associado/a.

Obs: Os autores poderão encaminhar recurso para recorrer da decisão final relacionada a submissão do seu material científico, e ao Conselho científico caberá avaliar tal decisão, e caso seja acatado o recurso, haverá encaminhamento para reavaliação.

INVESTIMENTO

Taxa de Processamento de artigos / Article Processing Charge

É solicitada uma taxa de R$60,00 (sessenta reais) após aprovação final do manuscrito. Esta taxa é de uso exclusivo para a  produção editorial da ReBISAS. Os autores poderão optar por submeter o manuscrito nos seguintes idiomas: Português, Inglês ou Espanhol.

Ao submeter o manuscrito em Inglês ou Espanhol, os autores assumem a responsabilidade de custear a revisão profissional por empresas ou profissionais que deverão assinar o trabalho realizado. Ressaltamos que há indicação de empresas/profissionais para essa revisão, mas fica a critério dos autores essa escolha. Ao publicar em outros idiomas é possível o alcance livre por leitores em solos diversos.

Errata do Manuscrito

Caso seja necessária alteração extratexto no artigo submetido (Nomes dos autores/coautores ou outros) há uma taxa de R$30,00 (trinta reais) por errata.

 

NORMAS DE PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

Os artigos submetidos devem estar digitados em extensão .doc, txt ou .rtf, 

fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda, página em tamanho A-4.

Título e Subtítulo

O artigo deve apresentar Título completo e subtítulo nos idiomas português e inglês. No caso de artigos escritos em espanhol, seus títulos devem estar escritos nos idiomas espanhol e inglês. E caso os artigos submetidos estejam originariamente em inglês deverão conter títulos em inglês e português.

Resumo

Os resumos dos artigos submetidos em inglês deverão além do abstract, conter o resumo em Português, e todos os artigos submetidos deverão ter um mínimo de 150 e máximo de 250 palavras. Ressalta-se que artigos originais devem destacar nesse tópico as seguintes etapas: objetivo, método, resultado e conclusão com informações relevantes e precisas, e nas demais categorias, os resumos podem ser estruturados como narrativos.

Palavras-chave

Indicar, utilizando descritores em Ciência da Saúde - DeCS - da Bireme (disponível em http://www.bireme.br/decs), no campo específico, de três a cinco termos que identifiquem o conteúdo do trabalho.


Corpo do artigo

Deve conter no máximo 4 mil palavras, envolvendo: Introdução; Método; Resultado; Discussão; Considerações finais e Agradecimento. Extensão e formatação devem ser mantidos conforme orientação anterior.

Introdução

Deve apresentar o direcionamento do estudo, panorama do contexto de investigação (relevância, abrangência, posicionamentos, lacunas, entre outros).

Método

Deverá informar sobre o processo de amostragem, a exemplo de procedência, processo de investigação e caracterização da análise. E quando se  tratar de pesquisa com seres humanos é preciso referenciar o termo de aprovação do CEP que autorizou o estudo.

Resultados

Devem ser sintéticos, claros, autoexplicativos e com significância estatística quando necessário. Apresentar tabelas ou figuras, se necessário e evitar repetir dados do texto. O número máximo de tabelas e/ou figuras é 5 (cinco).

Discussão

Apresentar as interpretações desenvolvidas na autoria com fundamentação científica e considerando as possíveis limitações.


Conclusão

Apresentar em qual caminho resultou a discussão.

Agradecimentos

Registrar todos os envolvidos que não se enquadram enquanto autores ou co-autores em acordo ao adotado pelo International Committee of Medical Journal Editors. Poderá ser construído em um parágrafo com até cinco linhas.

Financiamento da pesquisa

Caso a pesquisa tenha financiamento dever´á apresentar informação do processo e característica do subsídio.

Referências

É preciso que os artigos contenham referências em ABNT, no máximo de 50 e mínimo de 35 referências, e que estas tenham um período de cinco anos de publicação em um percentual acima de 50%. Todas as referências citadas devem aparecer no texto em ordem de citação, com identificação de número sobrescrito, seguindo a mesma numeração na listagem de referências. Com os autores está a responsabilidade da exatidão nas citações e referências.

Imagens, figuras, tabelas, quadros ou desenhos

Devem aparecer no máximo em cinco, em sua totalidade, independente da estrutura escolhida e conter informação sobre construção (local do evento/coleta e ano) apresentado; quaisquer destas deve estar posicionada em no máximo uma página, não podendo apenas uma estrutura ultrapassar esses limites; e sua formatação deve apresentar fonte 10, centralizado, espaçamento entre linhas simples; Todos devem ser construídos em formato word ou excel, editável, na cor cinza ou preto, com legendas e numeração. Toda construção em SPSS, BioStat, Stata, Statística, R, Mplus e outros serão aceitos, mas deverão ser editados posteriormente conforme solicitação do parecer final e traduzidos para o inglês.

 

Artigos Originais

Nesta categoria temos pesquisas inéditas, relevantes e originais. Embora formatos que tenham coerência para esse tipo de estudo possam ser aceitos, sugerimos uma estrutura a ser desenvolvida constituída dos seguintes elementos: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais. Esta categoria pode conter no máximo 4.000 palavras, excluindo resumo, referências bibliográficas, tabelas e figuras, e máximo de 30 referências e 5 tabelas e/ou figuras.

Artigo de Opinião

Esta categoria é destinada a reflexão e discussão de temas relevantes e pertinentes  no contexto da pesquisa científica. Esta categoria pode conter o máximo de 4.000 palavras, excluindo resumo, referências bibliográficas, tabelas e figuras, e no máximo 30 referências e 4 tabelas e/ou figuras. Devem incluir Resumo e entre dois a cinco descritores.

Revisões



Nesta categoria podem ser apresentadas revisões diversas, a exemplo de: Revisão sistemática, Metanálise, Revisão de escopo, Revisão integrativa. Pode conter no máximo 4.000 palavras, excluindo resumo e referências; E no máximo 50 referências e 5 tabelas e/ou figuras.

Relatos de Casos



Nesta categoria podem ser apresentados relatos que precisam ser inéditos, com descrição do processo saúde/doença e sua relação de ocorrência (fisiopatologia, diagnóstico, tratamento, resultados...). Envolve Introdução, Método, Relato da experiência inédita (Resultados), Discussão e Conclusão. Pode conter no máximo 3.000 palavras, excluindo resumo e referências; E no máximo 25 referências e 3 tabelas/figuras/quadros.

Atualizações



Nesta categoria estão trabalhos fundamentados, descritivos e interpretativos de um determinado tema a partir da reflexão de determinado autor. Podem conter no máximo 3.000 palavras, excluindo resumo, referências. Máximo de 25 referências e 3 tabelas e/ou figuras.

Comunicações breves


Nesta categoria podemos encontrar relatos breves de resultados preliminares de pesquisa com estudos em andamento ou que tenham sido concluídos recentemente antecipando resultados inovadores. Necessitam ser publicados com urgência por demonstrar fortes indícios de relações com o contexto de atualidade, mesmo que ainda em estudo ou buscando compreensão discursiva. É possível apresentar no máximo 1.500 palavras, excluindo resumo e referências, e no máximo e no máximo referências e uma tabela/figura.

Carta ao Editor

É uma categoria onde pode ser apresentada a opinião de quem escreve voltada ao editor da Revista. Máximo de 600 palavras, excluindo referências. Máximo de referências: 08.

Entrevistas e Conferências

Este volume reúne a transcrição de  diálogos que ocorrem através de entrevistas, conferências e outros meios, que foram desenvolvidas em eventos científicos do GPVS/UFCG/CNPq ou em parceria, em temáticas que envolvem a saúde pública e suas vivências profissionais. Contempla a discussão apresentada pelo convidado à luz do olhar narrativo de um dos membros do grupo e são descritos com riqueza de detalhes de quem pode apreender o conhecimento ora proposto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.