REUSO DE ÁGUAS CINZAS NA IRRIGAÇÃO COM ALTERNATIVA PARA O SEMIÁRIDO
Palabras clave:
Bioágua. Escassez hídrica. Desenvolvimento sustentável.Resumen
O Semiárido brasileiro vem passando por mudanças climáticas que afetam a concentração de água, portanto, o reuso de águas cinzas, que abrange mais da metade dos efluentes residenciais pode ser uma alternativa promissora para o Semiárido brasileiro a ser empregada na agricultura. O objetivo deste estudo foi uma revisão bibliográfica, para apresentar umas das técnicas de convivência com a seca mais viaveis que podem ser aplicadas no semiárido brasileiro como possibilidade de uso na irrigação. Para isto, tem como intuito um estudo descritivo baseado em revisão de literatura sobre o tema abordado, tendo como fonte de pesquisa: artigos, dissertações, teses e livros sobre o tema. Enfatizando o problema da escassez de água enfrentado no Semiárido brasileiro, e encontrar soluções para o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos. Os resultados destas pesquisas apontam, que a pratica de reuso de água gera benefícios sociais e para o Semiárido brasileiro, bem como a redução de gastos com adubação, alternativa de irrigação, aumento da diversidadee qualidade de cultivo.
Citas
AGUIAR NETTO, A. de O.; GOMES, C. C. S.; LINS, C. C. V.; BARROS, A. C.; CAMPECHE, L. F. de S. M.; BLANCO, F. F.Características químicas e salino-sodicidade dos solos do Perímetro Irrigado Califórnia, SE, Brasil. Ciência Rural, v. 37, n. 6, p. 16401645, nov/dez. 2007.
BRAZ, Ricardo Antônio Faustino da Silva. GeoGebra e a resolução de problemas na aprendizagem da função polinomial. 2020. 136f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
DA SILVA, Emerson Thiago et al. Viabilidade econômica da implantação de sistemas de reuso de águas cinzas e aproveitamento de águas pluviais em um bloco universitário no semiárido brasileiro. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 13, n. 05, p. 2503-2514, 2020.
DE JESUS, Edilma Nunes et al. Práticas agroecológicas & a sustentabilidade do semiárido brasileiro. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 7, n. 2, p. e69355-e69355, 2024.
DE SOUZA, Nadiana Praça et al. AÇÕES SUSTENTÁVEIS: CAPTAÇÃO E REÚSO DE
ÁGUAS NO SEMIÁRIDO PARAÍBANO. Caderno Impacto em Extensão, v. 5, n. 2, 2024.
FIGUEIREDO, Isabel Campos Salles. Tratamento de esgoto na zona rural: diagnóstico participativo e aplicação de tecnologias alternativas. 2019. 1 recurso online (318 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP, (2019).
FRANCA, Carlos Laécio Evangelista et al. Uso de água cinza tratada na irrigação de frutícola no semiárido: aspectos legais e qualidade do solo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 17, n. 3, p. 167-177, 2022.
FRANCA, Carlos Laécio Evangelista et al. Uso de água cinza tratada na irrigação de frutícola no semiárido: aspectos legais e qualidade do solo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 17, n. 3, p. 167-177, 2022.
GARCIA, A. M. C. Avaliação do desenvolvimento de bananeiras utilizadas para tratamento de águas cinzas em um círculo de bananeiras. Monografia (Graduação – Bacharelado em Engenharia de Biossistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Avaré, Avaré. Amanda Maria Correia Garcia. – Avaré, 2023. 43 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORAIS, Ruyter Thyago Lemos; OLIVEIRA, Patrick Peres. SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZA: DIFERENTES MÉTODOS DE TRATAMENTO.
Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 5, n. 1, 2024.
NAVARRO, T.El nuevo régimen de reutilización de aguas residuales. Fundación Euromediterránea del Instituto del Agua, Murcia. 2010.
SILVA, S. S., SOARES, L. A. A., LIMA, G. S., NOBRE, G. R. & GHEYI, H. R. (2013)
Alocação de Fitomassa pela Mamoneira sob Estresse Salino e Doses de Nitrogênio. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Mossoró – Rn, 8(3), 182-187.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Francisco Bezerra Costa, Anubes Pereira de Castro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.