TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA PREVENÇÃO À COVID-19

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Barbara Furtado Mandelli UFCG
  • Isabela Lunara Alves Barbalho UFCG
  • Marley Romão Leite UFCG
Palavras-chave: coronavírus, atividades lúdicas, educação em saúde.

Resumo

A Covid-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-Cov2 que abruptamente se tornou uma pandemia, exigindo da sociedade medidas preventivas para sua redução. Dessa forma, a educação em saúde se torna primordial para o desenvolvimento dessas medidas através do programa saúde na escola. Assim, o teatro de fantoches no processo de ensino-aprendizagem constitui-se como instrumento lúdico contribuindo de maneira significativa na educação de crianças. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito do desenvolvimento de ações de educação em saúde realizadas com crianças durante a execução das atividades do Estágio curricular supervisionado I, no período de março a junho de 2023. As ações de educação em saúde foram desenvolvidas na Escola Municipal Vitória Bezerra, a qual faz parte da escola adscrita no Programa Saúde na Escola da Unidade Básica de Saúde Sol Nascente. Com a utilização dos fantoches, que se tratam de um método lúdico para o compartilhamento de conhecimento, principalmente para o público mais jovem; Foi possível observar que o processo de ensino-aprendizagem se tornou mais fluido, dinâmico e interativo para o público-alvo da ação.

Publicado em

2 de setembro de 2024

Como Citar

FURTADO MANDELLI, B. .; ALVES BARBALHO, I. L.; ROMÃO LEITE, . M. TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA PREVENÇÃO À COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira Interdisciplinar em Saúde, Ambiente e Sociedade, Campina Grande, v. 6, n. 7, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/rebisas/article/view/3456. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Artigos Originais