SEM DISTÂNCIA: CUIDADO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O projeto de extensão intitulado “Sem Distância: cuidado à criança e ao adolescente em tempos de pandemia”, surgiu a partir da necessidade de instrumentalizar famílias, cuidadores e, também adolescentes, acerca da prevenção da COVID-19; bem como promover um crescimento e desenvolvimento neuropsicossocial saudável mesmo diante do distanciamento social, a partir de ações educativas em saúde. A implementação do projeto ocorreu de forma virtual, sob o olhar da enfermagem, no período de agosto a dezembro de 2021, conforme planejamento da equipe. Para tanto, foram executadas quatro etapas: capacitação da equipe de trabalho; sensibilização dos atores sociais; elaboração do material educativo; e implementação das ações. Estas ocorreram de forma síncrona pela plataforma Google Meet, e assíncrona, principalmente por meio de postagens nas redes sociais do projeto: instagram @projetosemdistancia, e no aplicativo de mensagens WhatsApp. As temáticas contempladas em post e vídeos foram: situação epidemiológica de casos pediátricos de COVID-19 e a importância da prevenção, amamentação e combate à desnutrição, prevenção da violência à mulher e do câncer de mama, paternidade e a importância de ser presente no dia da criança, e como ajudar a criança no enfrentamento do luto. Para os adolescentes foi possível momentos síncronos com rodas de conversa virtual sobre: adolescência e sonhos, valorização da vida: (re)conectando-me com a vida, juventude e ensino médio, e (in)consciência e a população negra. Esta extensão possibilitou um feedback positivo com famílias e adolescentes, oportunizando construir e disseminar conhecimentos, fortalecer as estratégias para redução de desigualdades, promoção de saúde e transformação de vidas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Cláudia de Queiroz, Layla Caroline Lino da Silva, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, Renata Braga Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.