Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

No processo de submissão devem ser observadas todas as etapas, desde o preenchimento correto dos metadados, que serão expostos na página da revista, caso o trabalho submetido seja aceito para publicação, ao final do processo de avaliação, sugere-se conferir todos os dados e a biografia em texto compatível e essencial.

O idioma da Revista é o Português, com permissões para publicação em Inglês e Espanhol;

Os artigos e outras submissões devem ser postados na plataforma sem o nome dos autores ou qualquer outra identificação, que devem ser inclusas e compor os metadados.

Os trabalhos devem ser apresentados em tamanho A4, espaçamento duplo, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, 12. O manuscrito deverá ser redigido em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

O trabalho não deve exceder um máximo de 15 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências. A linguagem utilizada deve ser clara e precisa. O trabalho deve ser escrito de forma impessoal.

O manuscrito deve ser editado em idioma Português (contendo Resumo e Abstract) ou Inglês (contendo Abstract e Resumo).

As Figuras devem ter seu título numerado e escrito em fonte tamanho 12 na parte inferior destas.

As Tabelas devem ter seu título numerado e escrito em fonte tamanho 12 na parte superior destas.

 

Qualquer pesquisa que envolva animais ou seres humanos deve apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão.

 

Manuscritos no formato de Artigo

A estrutura do trabalho deve apresentar as etapas do método científico, como segue:

Título. Deve ser curto, conciso, objetivo, não superior a 10 palavras, que caracterize da melhor forma possível o trabalho e seu objetivo. Título em inglês deve seguir logo abaixo.

Autores. No crédito para os autores deve-se incluir o nome completo. Os autores devem ser ordenados de acordo com a importância da contribuição para a investigação ou preparação do artigo e não em ordem alfabética ou de classificação. Logo abaixo, indicar a instituição a qual pertencem, endereço completo e o e-mail do autor indicado para correspondência.

Resumo e Abstract. Devem ser concisos e incluir informações sobre fundamentos, objetivos, material e métodos e resultados práticos da investigação, com as principais conclusões. Não deve exceder 250 palavras, em um único parágrafo.

Palavras-chave e Keywords. Apresentar uma lista com no máximo cinco palavras, com exceção das incluídas no título, para facilitar a utilização de modernos sistemas de catalogação e busca na internet.

Introdução. Deve abordar o tema do trabalho de forma geral, referindo-se apenas à literatura diretamente relacionada e indispensável para o desenvolvimento do assunto, indicando o estado atual do tema na literatura. Precisa indicar os efeitos das hipóteses de pesquisa e sua relação com outros trabalhos relevantes.

Material e Métodos. Devem ser descritos as técnicas e equipamentos utilizados, em uma sequencia que descreve o desenvolvimento concreto e lógico da investigação, de modo que possam ser reproduzidas. Os procedimentos descritos por outros autores devem ser evitados, e citados em detalhes somente se houver modificação.

Resultados e Discussão.  Os resultados experimentais podem ser apresentados em tabelas e figuras, apenas quando absolutamente necessário, e devem ser expostos de forma concisa, porém completa, no texto.

As tabelas e figuras devem apresentar um título, enumerado por algarismos arábicos em sequência. A discussão deve ser breve e limitada a aspectos significativos do trabalho.

Conclusão. Deve ser baseada nos resultados e, se possível, deve oferecer uma solução para o problema levantado na introdução.

Agradecimentos. Opcional. Quando houver necessidade de agradecer o apoio de pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do trabalho.

Citação. Devem ser citados no manuscrito apenas referências de trabalhos publicados. Recomenda-se evitar citações de dissertações, teses, monografias, anais, resumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.

As citações deverão seguir os seguintes exemplos:

Citação inclusa no texto, usar o sobrenome e ano: Rodríguez (2012); para dois autores: Silva e Souza (2008); mais de dois autores: Lee et al. (2002). Se a referência for colocada no final de uma frase, deve-se utilizar para um autor: (RODRÍGUEZ, 2012); dois autores: (SILVA & SOUZA, 2008); mais de dois autores: (LEE et al., 2002).. 

Referências. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, justificado. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. Sua apresentação deve seguir os modelos:

a) Livros

PAZ, V. P. S.; OLIVEIRA, A.; PERREIRA, F. A.; GHEYI, H. R. Manejo e sustentabilidade da irrigação em regiões áridas e semiáridas. 1.ed. Cruz das Armas: UFRB, 2009. 344p.

b) Capítulo de livros

ANTUNIASSI, U. R.; BAIO, F. H. R. Tecnologia de aplicação de defensivos. In: VARGAS, L.; ROMAN, E. S. Manual de manejo e controle de plantas daninhas. Passo Fundo: EMBRAPA Trigo, 2009. Cap.5, p.173-212.

b) Revistas

SILVA, V. G. de F.; ANDRADE, A. P. de; FERNANDES, P. D.; SILVA, I. de F. da; AZEVEDO, C. A. V.; ARAUJO, J. S. Productive characteristics and water use efficiency in cotton plants under different irrigation strategies. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.14, n.2, p.451-457, 2010.

c) Dissertações e teses

FRANCISCO, P. R. M. Classificação e mapeamento das terras para mecanização do Estado da Paraíba utilizando sistemas de informações geográficas. 122f. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água). Universidade Federal da Paraíba.  Areia, 2010.

d) Trabalhos apresentados em congressos (Anais, Resumos, Proceedings, Disquetes, CD ROMs)

CENTENO, C. R. M.; AZEVEDO, C. A. V.; SANTOS, D. B. dos; LIRA, V. M. de; LIMA, V. L. A. de. Coeficiente de cultivo da mamona BRS energia irrigada com diferentes níveis de água salina. In: Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola, 9, e Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 39, 2010, Vitória. Anais… Jaboticabal: SBEA, 2010. CD ROM.

Para as revistas disponibilizadas na internet, não colocar nenhuma informação de endereço da página, conforme o item c.

e) Citações de internet:

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 12 de março de 2011.

 

Manuscritos no formato de Revisão

Artigos de revisão são documentos resultantes da investigação e análise de diversos trabalhos da literatura, os quais integram resultados de pesquisas publicadas ou não publicadas em um campo em ciência ou tecnologia, a fim de apresentar o progresso e as tendências de determinada área.

A estrutura do trabalho deve apresentar os seguintes itens: Título, Autores, Resumo (com até 250 palavras, em um único parágrafo), enfatizando a importância das recentes descobertas do assunto tratado no trabalho, Introdução, Análise Crítica (apresentado em subtítulos ou seções), Conclusões e Referências, abrangendo referências recentes (se possível, dos últimos dez anos, no caso de temas bem conhecidos). Além disso, sugerimos a inclusão de tabelas, esquemas e figuras que estimulam e facilitam a compreensão do texto.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.