Revista 15 de outubro https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o <p style="text-align: justify;">A Revista 15 de Outubro é o periódico do grupo PET-Letras da Universidade Federal de Campina Grande. Nossa proposta é ser um canal de divulgação científica para os estudos linguísticos e literários, quer seja da perspectiva teórica, quer seja da aplicada. </p> <p>Nosso periódico surge para dar continuidade ao Colóquio 15 de Outubro, evento organizado anteriormente pelo PET-Letras, e fundamentado na importância da divulgação da ciência pela difusão de pesquisas em artigos e em outras produções acadêmicas. A revista terá periodicidade de dois números anuais, recebendo artigos e relatos de pesquisa e de experiência, preferencialmente, produzidos por graduandos, graduados e professores da Educação Básica, em coautoria com doutores, mestres ou especialistas. Esse grupo prioritário se justifica em função dos espaços escassos para essa produção, além da pouca visibilidade dada à produção escrita desses sujeitos. As sessões serão divididas entre Artigos, Relatos de experiência e de Pesquisa em números de temática livre ou pré-definida; serão aceitos textos de pesquisas em andamento ou concluídas, além de artigos derivados de textos de trabalhos de conclusão de curso ou afins, desde que sejam inéditos e adequados ao escopo do periódico.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>Periodicidade</strong> - Semestral </p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong> - 2965-5633</p> <p style="text-align: justify;">A Revista 15 de Outubro é publicada pela </p> <p style="text-align: justify;">EDITORA EDUFCG |PROPEX</p> <p style="text-align: justify;">Rua Aprigio Veloso, 882 - Bairro Universitário</p> <p style="text-align: justify;">Bloco AL | Sala 01 |Centro de Extensão</p> <p style="text-align: justify;">Campina Grande - Paraíba </p> <p style="text-align: justify;">CEP : 58.429-900</p> pt-BR pet.letras@setor.ufcg.edu.br (PET-Letras) pet.letras@setor.ufcg.edu.br (PET-Letras) Fri, 05 Jan 2024 10:35:15 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ESCRITA NA E PARA A ACADEMIA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/2156 <p>Este número da <em>Revista 15 de outubro</em> resulta de uma das ações do Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos – LETA, criado em 2022, e liderado pelas professoras da Universidade Federal de Campina Grande -&nbsp; Dra. Maria de Fátima Alves (UFCG/UAEd) e Dra. &nbsp;Elizabeth Maria da Silva (UFCG/UAL). O LETA tem como um de seus objetivos subsidiar atividades dos cursos de Letras e de Pedagogia referentes à leitura e à escrita acadêmica. Nesse sentido, busca promover o conhecimento e o aprofundamento do aprendizado pertinente ao tipo de leitura e escrita mencionado, contribuindo para a formação científico-acadêmica e profissional de graduandos desses cursos, em especial. Esse laboratório tem se configurado, assim, como um espaço para estudo, discussão e reflexão sobre textos acadêmicos. Tem proposto oficinas, minicursos e eventos com foco na leitura e na escrita de textos acadêmicos.</p> Maria de Fátima Alves, Elizabeth Maria da Silva © 2024 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/2156 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300 CARLINO, Paula. Textos em contexto: leer y escribir en la universidad. Edição digital. Buenos Aires, Argentina: Asociación Internacional de Lectura, 2021. 114p. https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1922 <p>Compreendendo que ensinar a escrita na universidade significa, também, ensinar a aprender conteúdos disciplinares, Paula Carlino, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri e pesquisadora do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica – Conicet, organizou o livro, em língua espanhola, com 114 páginas, intitulado <em>Textos en Contextos: leer y escribir en la universidad.</em> Esta obra teve sua primeira edição impressa e publicada em outubro de 2004, enquanto que sua edição digital, objeto desta resenha, foi publicada em 2021 pela Asociación Internacional de Lectura, na Argentina. A necessidade de uma versão digital da obra se explica pela relevância de suas discussões, ao passo que a distância temporal entre as publicações atenua, apesar de passados dezessete anos, a necessária ampliação dessas reflexões.</p> <p> </p> <p> </p> Marcela de Melo Cordeiro Eulálio © 2024 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1922 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300 A ESCRITA NA ACADEMIA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1666 <p>Este trabalho tem por objetivo mapear concepções e propósitos a que a escrita está relacionada nos PPC de Licenciaturas em Letras: Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. Metodologicamente, realiza-se através de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, no âmbito da Linguística Aplicada. Os resultados indicam que, nos PPC analisados, a presença da escrita está atrelada a diferentes propósitos, como (1) na utilização dessa modalidade da língua nas práticas acadêmicas a que os graduandos passam a vivenciar; (2) no subsídio de conhecimentos teóricos suficientes que lhes permitam discutir e construir novos conhecimentos, através da pesquisa, de um dos objetos dos cursos, isto é, da escrita; e (3) no auxílio em vivência profissional dos graduandos. Além disso, é possível reconhecer a presença de, pelo menos, três diferentes concepções de escrita: escrita como estrutura/habilidade, escrita como processo cognitivo e escrita como prática social. Compreendendo a importância dos PPC na organicidade dos cursos em questão, a constante indicação explícita ou implícita da escrita é marco importante que pressupõe, ao menos em tese, o compromisso plural dessas formações acadêmicas.</p> Roberto Barbosa Costa Filho © 2024 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1666 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300 O USO DE CITAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO SER PESQUISADOR DA ÁREA DE LETRAS https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1969 <p>As citações, como forma de referenciar autores e seus trabalhos, são um recurso essencial da escrita de gêneros acadêmicos. Servem não apenas para sustentar reivindicações, mas também como ferramenta de construção da identidade e do posicionamento do pesquisador na comunidade acadêmica. O objetivo geral do estudo é analisar o uso de citações em dissertações da área de Letras. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. A análise documental centrou-se nas dissertações produzidas por acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande. Os resultados desta investigação revelam que as citações não são meras referências mecânicas, mas desempenham um papel fundamental na construção do ser pesquisador. A partir da análise, ficou evidente que nas dissertações da área de Letras, os estudantes utilizam de diversas estratégias de citação, incluindo citações diretas, indiretas e comentários avaliativos, para se envolverem no discurso acadêmico, estabelecerem sua autoridade e demonstrarem sua familiaridade com o corpo de conhecimento existente. Concluindo, este estudo enfatiza a necessidade de os pesquisadores estarem cada vez mais conscientes de suas práticas de citação e reconhecerem o potencial desse recurso para se posicionarem como pesquisadores em sua área.</p> Danielly Thaynara da Fonseca Silva © 2024 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1969 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300 "VOU ESCREVER MEU TCC... E AGORA?" https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1967 <p>Este trabalho objetiva identificar abordagens de escrita acadêmica subjacentes a <em>memes</em> voltados à produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicados na rede social <em>Instagram</em>. Embasa-se nas teorias de letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014) e ensino explícito da escrita acadêmica (STREET, 2010; Lillis, 1999). Trata-se de um estudo documental (Ribeiro <em>et al.</em> 2023), realizado no período de junho a agosto de 2023, com o uso dos seguintes descritores: “TCC”, “TCC depressão”, “TCC memes”. O processo de geração de dados resulta em 14 páginas com 26 <em>memes</em>. Com a delimitação “produção de TCC”, o <em>corpus</em> analisado constitui-se de 9 <em>memes</em>, publicados em 7 páginas, sendo 4 em formato de foto e 5, de vídeo. Os dados indicam a predominância da abordagem da socialização acadêmica, dada a ênfase à estrutura do TCC. Além dessa abordagem, destaca-se também, em menor escala, a dos letramentos acadêmicos, dada a indicação de aspectos de poder e identidade envolvidos na produção desse gênero. Conclui-se que, quanto mais se investir no ensino explícito da escrita acadêmica, particularmente do TCC, evidenciando as suas várias dimensões, maior haverá de ser a probabilidade de significá-lo de modo mais positivo, em diferentes instâncias, incluindo as redes sociais.</p> Rebeca Trajano Oliveira, Jimmy Naially Silva, Elizabeth Maria da Silva © 2023 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1967 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300 ESCREVENDO NA (PARA) UNIVERSIDADE: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1935 <p>Este trabalho, recorte de uma pesquisa maior de doutorado (Oliveira, 2021), vinculado às ações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UFPB), o qual oferece subsídios para o desenvolvimento da escrita acadêmica e de letramento científico em contexto universitário direcionados a graduandos de diferentes cursos, orienta-se pela seguinte questão-problema: Quais capacidades e operações de linguagem são percebidas no modo de funcionamento linguístico-discursivo na escrita de resenha na área de Linguística e de Literatura? Para tanto, objetiva-se a interpretação do agir e a descrição da ação de linguagem frente às práticas de escrita por atores sociais, através da caracterização do gerenciamento da escrita à luz das capacidades e operações de linguagem. Assim, este estudo fundamenta-se no aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999; 2006; Souza, Stutz, 2019), baseando-se numa abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os resultados indiciam dois pressupostos: (1) a plena mediação do professor e (2) o aprimoramento da autonomia do agente-produtor. O primeiro ratificando a necessidade de um planejamento pedagógico explícito para as situações de escrita de textos acadêmicos; e o segundo referindo-se, por exemplo, à imagem da efetividade de um agente-produtor usuário, leitor e, sobretudo, produtor de textos acadêmicos.</p> Hermano Aroldo Gois Oliveira, Regina Celi Mendes Pereira © 2024 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1935 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300 ABORDAGEM DIDÁTICA DA RESENHA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1968 <p>Esta pesquisa objetiva socializar uma experiência docente na abordagem do gênero resenha acadêmica, em um curso de licenciatura em Geografia, de uma universidade estadual paraibana. Teoricamente, recorre-se ao aparato teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir dos conceitos veiculados por Bronckart (2006, 2009). Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo e de natureza documental. O corpus é constituído por resenhas produzidas pelos alunos do curso referido, disponíveis on-line na plataforma Google Sala de Aula. Na avaliação dos textos, observa-se que a apropriação do gênero ocorreu de forma contínua e processual, a partir das aulas síncronas e dos feedbacks direcionados na produção, sobretudo, nos níveis organizacional, enunciativo e linguístico-discursivo. Conclui-se que uma concepção social da escrita, que pressupõe o feedback e&nbsp; a reescrita como etapas fundamentais, contribui tanto para a familiarização dos alunos com as convenções da escrita acadêmica, quanto para a construção de conhecimentos de determinado campo disciplinar.</p> Juliana Marcelino Silva © 2024 Revista 15 de outubro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1968 Fri, 05 Jan 2024 00:00:00 -0300