Caderno de resumos do II Colóquio Internacional sobre Ensino de Literatura no Ensino de Línguas Estrangeiras

Autores

  • Org.: Antonio Andrade Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Org.: Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande
  • Org.: José Veranildo Lopes da Costa Junior Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Palavras-chave: Caderno de resumos, CIELELE, Ensino, Literatura, Ensino de Línguas Estrangeiras

Resumo

O II Colóquio internacional sobre ensino de literatura no ensino de línguas estrangeiras (CIELELE) ocorreu na UFRJ, tendo sido organizado pelo Prof. Dr. Antonio Andrade, da Faculdade de Educação e do Programa de Pósgraduação em Letras Neolatinas da UFRJ, em parceria com a Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz e o Prof. Dr. José Veranildo Lopes da Costa Junior -da Universidade Federal da Paraíba-, ambos vinculados ao Programa de PósGraduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE-UFCG).
O II CIELELE teve como finalidade discutir as diferentes inflexões glotopolíticas, estéticas, culturais e educacionais implicadas na relação entre literatura(s) e língua(s), bem como na vinculação histórica do ensino de literatura ao ensino de línguas estrangeiras/adicionais. O eixo temático desta edição do evento é “Intercompreensão e práticas translíngues na formação de leitores literários”. Foram trazidas à baila discussões atuais e inovadoras obre translinguismo literário – rompendo com a tradição do paradigma
monolíngue de produção, recepção e circulação da literatura, marcada pelo fechamento dos cânones idiomáticos nacionais –; sobre glotopolítica literária – deslocando o padrão de se pensar a glotopolítica apenas sob o viés da Linguística, ao visibilizar os agenciamentos do discurso literário nos processos glotopolíticos –; sobre intercompreensão – partindo do lugar da diferença e da negociação intercultural de sentidos no processo de interação e mediação pedagógica do literário – ; e sobre formação de leitores literários – pensada, neste caso, não só a partir da língua materna, mas também dos múltiplos processos de letramento atravessados por diferentes línguas, semioses e culturas. A programação do evento, atentou à pluralidade de visões, de especialistas convidados/as de diferentes países e regiões estrangeiras (Alemanha, França, Holanda, Portugal e Argentina) e de diferentes estados brasileiros (RJ, SP, PB, PR, SC e DF). Aqui estão publicados os resumos apresentados ao longo dos três dias deste colóquio memorável, tanto pelas intensas discussões apresentadas, quanto pelas relações estabelecidas entre os participantes, bem como o clima de amizade e respeito partilhado por todos/as os/as participantes.

Downloads

Publicado em

setembro 28, 2024

Seção

Caderno de Resumos