Caderno de Resumos do I Colóquio Internacional sobre o ensino de literatura em língua estrangeira
Resumo
Um dos nossos principais objetivos com esse evento acadêmico foi o de incitar elucubrações a respeito do lugar do ensino da Literatura no âmbito das línguas estrangeiras, mas também o de discutir sobre a importância do papel do professor em meio às lutas diárias a favor da educação, e ainda pensar como se pode incentivar aprendizes de línguas estrangeiras e/ou adicionais à leitura literária. Assim, os 61 resumos aqui publicados resultam de debates realizados nos dias do evento e estão distribuídos em 12 Grupos de Discussão. Este caderno de resumos nos permite revelar o potencial dos trabalhos apresentados, ou pela relevância temática ou pela possibilidade de integração com as demais áreas do conhecimento. Compreendemos que tal característica, viabiliza o desenvolvimento da formação do profissional das Letras em sua totalidade a partir de uma perspectiva plural, integrante e aberta a novos horizontes. Ademais, de certa forma, as propostas que integraram o evento, sob a exposição oral dos resumos aqui contidos, estabeleceram diálogos e intercâmbios entre pesquisadores, professores e estudantes em todos os níveis de formação, enfocando a
temática em debate, a partir de estudos das mais diversas línguas estrangeiras e suas múltiplas linguagens, tanto no contexto brasileiro, quanto para além das fronteiras nacionais. Por certo, existem inimagináveis e incontáveis probabilidades de pontes,
considerando-se a indispensável necessidade de fomento de pesquisas no domínio das línguas e suas literaturas, estudos discursivos, estudos tradutológicos, formação de professores etc. Esperamos, portanto, que o compilado de resumos aqui presentes,
reverberem a força potencializadora que concerne e integra a literatura.