Revista Leia Escola: Notícias https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia <p style="text-align: justify;">A Revista Leia Escola é o periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. A revista publica textos inéditos que reflitam sobre a linguagem e o ensino, a partir dos seguintes eixos: ensino de literatura e formação de leitores; práticas leitoras e diversidade de gêneros literários; práticas sociais, históricas e culturais de linguagem; e ensino de línguas e formação docente.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2358-5870</p> <p><strong>QUALIS: A4</strong> (2017-2020)</p> <p><strong>ÁREA : </strong>LINGUÍSTICA E LITERATURA </p> <p><strong>ANO DE CRIAÇÃO: </strong>2012</p> <p><strong>PERIODICIDADE</strong>: Quadrimestral</p> <p><strong>E-MAIL:</strong> leiaescola2010@gmail.com</p> <p><strong>E-MAIL INSTITUCIONAL:</strong> periodico_ppgle@ufcg.edu.br</p> <p><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=pA53HAIAAAAJ&amp;hl=pt-BR&amp;citsig=AMD79orNHRPtOWuWuVSxuFN2bW9E_Hg2oA"><strong>GOOGLE SCHOLAR Índice h: </strong></a>6</p> <p><a title="CITE FACTO" href="https://www.citefactor.org/journal/index/23286/revista-leia-escola#.XKurI_ZFzIU"><strong>CITEFACTOR</strong>: 1.5</a></p> <p><a title="mla" href="https://miar.ub.edu/indizadaen/2358-5870/mla"><strong>MLA</strong>: 4.4</a></p> pt-BR Sat, 12 Aug 2023 12:42:29 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Chamada: CHAMADAS DOSSIÊS 2024 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/announcement/view/14 <p><sub><strong>VOL 24 - Nº 1 - (2024) </strong></sub></p> <p><sub><strong>AMPLIAÇÕES, IDENTIDADES E NOVAS REPRESENTAÇÕES: A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE MAIORIAS MINORIZADAS"</strong></sub></p> <p><sub>Nas últimas décadas, os subsistemas literários infantil e juvenil tiveram uma grande expansão em relação ao número de obras, autores e circulação (CECANTINI, VALENTE, 2014; AGUIAR, MARTHA, 2014). Novas temáticas, formatos e estruturas consolidaram a qualidade e a quantidade de obras para crianças e jovens, principalmente a partir do início do século XXI. No campo de letras e educação é fundamental ler, pesquisar, mapear tal produção, tanto pensando na educação literária e na formação de novos leitores, como na crítica literária. Uma das expansões observada está na ampliação das representações identitárias presentes nas produções para crianças e jovens. A voz de minorias políticas – ou das maiorias minorizadas – foi durante séculos subjugada e silenciada. Eram praticamente inexistentes representações positivas das minorias em obras infantis/juvenis. Personagens negras, indígenas, imigrantes, femininas e queer, quando elencadas, eram secundárias e, na maioria das vezes, estereotipadas. Atualmente, novas autorias garantem visibilidades para diferentes identidades, diversificando o mercado editorial e trazendo mais representatividade à disposição do leitor. O presente dossiê propõe reunir artigos oriundos de pesquisas que versem sobre a produção de obras de Literatura Infantil e Juvenil de maiorias minorizadas, a partir das mais variadas perspectivas teóricas. Nos interessam trabalhos que possam investigar como diferentes obras trabalham a formação da identidades e de que modo a noção de inferioridade dos sujeitos ditos minoritários é desconstruída; estudos que investiguem formas de articular tais obras em contextos de ensino, traçando abordagens para a sua recepção; estudos que abordem o mercado editorial em torno do impulsionamento dessas vozes na literatura infantil e juvenil; e, por fim, pesquisas sobre o impacto da representatividade das maiorias minorizadas na literatura destinada ao público em questão. </sub></p> <p><sub><strong>Organizadores</strong></sub></p> <p><sub>Prof. Dr. Pedro Afonso Barth (UFU)</sub></p> <p><sub>Profa. Dra. Érica Fernandes Alves (UEM)</sub><br /><sub>Profa. Dra. Carolina Tosi – Universidad de Buenos Aires</sub></p> <p><sub><strong>PRAZO PARA SUBMISSÃO - PRORROGADO 21 DE MARÇO 2024 PUBLICAÇÃO - MAIO DE 2024</strong></sub></p> <p><sub>_________________________________________________________</sub></p> <p><sub><strong> </strong><strong>VOL 24 - Nº 2 - (2024)</strong></sub></p> <p><sub><strong>PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA</strong></sub></p> <p><sub>A coexistência entre monolinguismo, multilinguismo e translinguismo, como condições glotopolíticas do contemporâneo, tem trazido múltiplas indagações e possibilidades de rediscussão teórico-crítica aos estudos linguísticos e literários. Tal coexistência indicia uma tensão constitutiva dos discursos sobre as línguas e as literaturas, gerando também inflexões na educação linguística e literária, na pesquisa e na formação de professores. A adesão de certos agentes das esferas acadêmica e pedagógica à reflexão sobre as práticas translíngues, que questionam tanto o paradigma monolíngue – vinculado ao poder de nações e impérios – quanto a cooptação do multilinguismo pelos mercados linguísticos globais, vem visibilizando linguagens e textualidades transfronteiriças, historicamente minorizadas, marcadas pelo atravessamento de línguas indígenas, africanas, de migração, de contato, bem como de variedades não prestigiadas pela gramática normativa, pelo cânone literário e pelos currículos de língua materna, línguas adicionais e literaturas. Sendo assim, o presente dossiê pretende reunir artigos oriundos de pesquisas ligadas a diferentes linhas teóricas, ou perspectivas transdisciplinares, que enfoquem: (i) diferentes práticas translíngues e transculturais presentes em gêneros discursivos relevantes para a educação básica ou para a formação docente; (ii) formas diversas de mediação, visibilização ou silenciamento de textualidades translíngues no âmbito da educação linguística e/ou da educação literária; (iii) os impactos que as políticas linguísticas, literárias e culturais produzem em relação ao tratamento pedagógico das performatividades translíngues e transfronteiriças no ensino de línguas ou de literaturas; (iv) a relação da translinguagem com as práticas de intercompreensão, abordagem intercultural e tradução em diferentes espaços e propostas educacionais; (v) os efeitos (contra)pedagógicos gerados pelo contato entre línguas/culturas na literatura e em diferentes esferas do discurso.</sub></p> <p><sub><strong>Organizadores</strong></sub></p> <p><sub>Antonio Andrade - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/FAPERJ/CNPq</sub></p> <p><sub>Elíria Quaresma Fugazza - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG</sub></p> <p><sub>Josh Prada - Universidade de Groningen - Países Baixos</sub></p> <p><sub><strong>PRAZO PARA SUBMISSÃO - 31 DE MAIO DE 2024 PUBLICAÇÃO - SETEMBRO DE 2024</strong></sub></p> <p><sub>_______________________________________________________</sub></p> <p><sub><strong>VOL 24 - Nº3 - (2024) - ORALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUAS</strong></sub></p> <p><sub>Convidamos todos os interessados a problematizar, discutir e divulgar suas pesquisas, reflexões e descobertas relacionadas os diversos olhares que a expressão e a compreensão oral vêm recebendo nos últimos anos. O objetivo deste dossiê é fornecer um espaço de divulgação e discussão para estudos que abordem a oralidade como componente essencial do processo de ensino e aprendizagem de línguas (materna ou estrangeiras). Buscamos artigos que explorem as diversas abordagens relacionadas ao desenvolvimento das habilidades orais (abordagem comunicativa, sociolinguística, intercultural, fonética-fonológica e sociocognitiva), suas práticas pedagógicas (estratégias de ensino, avaliação e interação comunicativa), entre outros tópicos relevantes para a área.</sub></p> <p><sub>Organizadores:</sub></p> <p><sub>Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)</sub></p> <p><sub>Prof. Dra. Ana Graça Canan (UFRN)</sub></p> <p><sub>Prof. Dr. Moisés Llopis – Universidad de Chile</sub></p> <p><sub><strong>PRAZO PARA SUBMISSÃO - 30 DE SETEMBRO DE 2024 PUBLICAÇÃO - DEZEMBRO DE 2024</strong></sub></p> https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/announcement/view/14 Sat, 12 Aug 2023 12:42:29 -0300