https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/issue/feed
Caderno Impacto em Extensão
2024-03-08T09:47:01-03:00
Gisetti Corina Gomes Brandão
gisetti.corina@professor.ufcg.edu.br
Open Journal Systems
<div class="card-body p-2"> <div class="card-text small"> <p><span style="font-weight: 400;">A Revista Impacto em Extensão, ligada à Pró-Reitoria de Extensão – PROPEX, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, possui periodicidade semestral e tem como objetivo divulgar trabalhos de extensão inéditos e originais (não publicados nem enviados concomitantemente para outra revista), valorizando atividades de extensão universitária, com resultados finais, desenvolvidas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UFCG, da comunidade externa e demais instituições de ensino superior do Brasil e de outros países, como uma contribuição ao conhecimento sobre a temática.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A revista Impacto em Extensão tem compromisso com a ética, sendo assim o plágio e o autoplágio, como outro comportamento que infrinja a ética, não serão acolhidos.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Tratando exclusivamente de experiência em atividades de extensão universitária, em conformidade com a linha editorial e as diretrizes da revista, o envio do trabalho deverá ser feito através do endereço eletrônico: </span><a href="https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/rieet"><span style="font-weight: 400;">https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/rieet</span></a><span style="font-weight: 400;">. A seleção será realizada por meio de fluxo contínuo.</span></p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2965-3002</p> </div> </div>
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2231
A ARTICULAÇÃO E REFLEXÕES DOS PROGRAMAS PET-SAÚDE NA PARAÍBA
2024-03-05T09:54:30-03:00
Simone Bezerra Alves
simone.alves.ufpb@gmail.com
Gracielle Malheiro dos Santos
gracielle.malheiro@professor.ufcg.edu.br
Luzibênia Leal de Oliveira
luzibenia.leal@professor.ufcg.edu.br
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
dorislurentino@servidor.uepb.edu.br
Elisangela de Oliveira Inacio
a@a.com
Janaína Von Söhsten Trigueiro
a@a.com
Ângela Cristina Dornelas da Silva
a@a.com
Jeann Mateus Gonzaga dos Santos
a@a.com
<p>Para integrar as propostas na edição do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) com tema Gestão e Assistência (2022-2023) foi realizado um encontro chamado Inter-PET´s-Saúde Paraíba reunindo os quatro programas em vigência. A programação envolveu os integrantes, representantes das instituições envolvidas e foram realizados grupos de trabalho sobre potencialidades, fragilidades e a sustentabilidade. O evento auxiliou na avaliação dos programas, na integração, na aprendizagem para a superação dos desafios, as demandas/necessidades comuns.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Simone Bezerra Alves, Gracielle Malheiro dos Santos, Luzibênia Leal de Oliveira, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Elisangela de Oliveira Inacio, Janaína Von Söhsten Trigueiro, Ângela Cristina Dornelas da Silva, Jeann Mateus Gonzaga dos Santos
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2232
A EXPERIÊNCIA DO GT 01 PET-SAUDE/UEPB
2024-03-05T10:42:02-03:00
Wallyson Junio Santos de Araújo
wallyson.araujo@aluno.uepb.edu.br
Izabela Cristina Alves Soares Sá
a@a.com
Matheus Henrique Ramos Adelino
a@a.com
Anna Inês de Farias Silva
a@a.com
Jamily Alves Vieira dos Santos
a@a.com
Bruno de Farias Moura
a@a.com
Ana Beatriz Costa Xavier
a@a.com
Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva Alves
a@a.com
David Fernandes de Souza Cordeiro
a@a.com
Laudeci Brito Batista
laudecibritobatista@gmail.com
Lindomar de Farias Belém
lindomardefariasbelem@servidor.uepb.edu.br
Francinaldo do Monte Pinto
a@a.com
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
a@a.com
<p>O Grupo de Trabalho (GT 1) - Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Programa Educação Pelo Trabalho para Saúde, PET-Saúde, Gestão e Assistência, através da vinculação entre Universidade Estadual da Paraíba e Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande realizou ações e confeccionou produtos para qualificar o cuidado das pessoas com hipertensão e diabetes na Atenção Primária à Saúde (APS) e alinhar os indicadores para garantia do financiamento do Programa Previne Brasil.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Wallyson Junio Santos de Araújo
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2233
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DE INTEGRANTES DO PET - SAÚDE
2024-03-05T13:38:55-03:00
Hebert Nuno Miguel Alves
a@a.com
Bianca Joyce Souza Dantas
a@a.com
Adson Albuquerque Silva do Nascimento
a@a.com
Janaína Araujo Batista
a@a.com
Gracielle Malheiro dos Santos
gracielle.malheiro@professor.ufcg.edu.br
Natalia Fernandes do Nascimento
a@a.com
Sabrina Márcia Resende de Almeida Santos Cunha
a@a.com
Gigliola Marcos Bernardo de Lima
a@a.com
Egberto Santos Carmo
a@a.com
Heloisy Alves de Medeiros Leano
martinsanaacs@gmail.com
<p>A interdisciplinaridade assume um papel central no panorama acadêmico, transcendendo barreiras para promover uma compreensão mais abrangente e integrada. O escopo deste trabalho consistiu em relatar a experiência obtida pelos integrantes do PET – Saúde, por meio da realização de ações, destacando a importância da interdisciplinaridade para a formação profissional e comunidade assistida. As atividades efetivadas, não só fortalecem a formação acadêmica, mas também se revela vital para enfrentar os desafios contemporâneos em diversas áreas.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Hebert Nuno Miguel Alves, Bianca Joyce Souza Dantas, Adson Albuquerque Silva do Nascimento, Janaína Araujo Batista, Gracielle Malheiro dos Santos, Natalia Fernandes do Nascimento, Sabrina Márcia Resende de Almeida Santos Cunha, Gigliola Marcos Bernardo de Lima, Egberto Santos Carmo, Heloisy Alves de Medeiros Leano
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2234
ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA PET-SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
2024-03-05T13:57:32-03:00
Rômulo Valério Marinho Lima
a@a.com
Pedro Vinicius Alves Bezerra César
a@a.com
Adson Albuquerque Silva do Nascimento
a@a.com
Janaína Araujo Batista
a@a.com
Gracielle Malheiro dos Santos
gracielle.malheiro@professor.ufcg.edu.br
Heloisy Alves de Medeiros Leano
heloisy.alves@professor.ufcg.edu.br
Ana Cristina Silveira Martins
martinsanaacs@gmail.com
<p>O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) representa uma iniciativa interdisciplinar e multiprofissional que integra a formação acadêmica na área da saúde com a prática profissional. Desta forma, este trabalho tem por objetivo elucidar um breve relato de experiência da atuação do Grupo de Trabalho (GT1) no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Durante a décima edição do PET-Saúde, foram desenvolvidos diversos planejamentos, ações, eventos, capacitações e campanhas na Unidade Básica de Saúde Diomedes Lucas de Carvalho no Município de Cuité, Paraíba. A vivência no programa PET-Saúde em equipes de saúde da atenção básica proporcionou experiências práticas, contribuindo para o desenvolvimento de ações educativas, preventivas e assistenciais, visando aprimorar a formação dos estudantes e elevar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Rômulo Valério Marinho Lima, Pedro Vinicius Alves Bezerra César, Adson Albuquerque Silva do Nascimento, Janaína Araujo Batista, Gracielle Malheiro dos Santos, Heloisy Alves de Medeiros Leano, Ana Cristina Silveira Martins
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2235
CAPACITAÇÃO DE UM GRUPO DE AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE ACERCA DA IMUNIZAÇÃO
2024-03-05T14:35:42-03:00
Alice Emília Fernandes Costa
a@a.com
Beatriz Alves Pinheiro
a@a.com
João Henrique Barbosa Neto
a@a.com
Vitória Porto Medeiros
a@a.com
Suenny Fonsêca de Oliveira
suenny.fonseca@professor.ufcg.edu.br
Jank Landy Simôa Almeida
jank.simoa@professor.ufcg.edu.br
Evanêz de Almeida Silva Bizerra
a@a.com
<p>Diante das modificações vivenciadas ao considerar os impactos da pandemia da Covid-19, os discursos enganosos referente à imunização tem apresentado repercussões na saúde pública. É imperativo o desenvolvimento de estratégias para impulsionar campanhas de vacinação, especialmente no que tange a qualificação dos profissionais de saúde que estão cotidianamente com usuários do sistema de saúde, como os Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da facilitação de um processo formativo acerca da imunização com Agentes Comunitárias de Saúde. Os encontros eram divididos em três momentos: dinâmicas iniciais para apresentação e promoção da integração do grupo; recapitulação do último encontro e continuidade da discussão acerca da imunização e seus aspectos; avaliação do encontro e definição das próximas discussões dentro da temática. As atividades foram exitosas, concebendo-se materiais como mapas-mentais, cartazes e informativos que ficaram dispostos no serviço ou que integraram as ferramentas utilizadas no cotidiano laboral das Agentes Comunitárias de Saúde. Observou-se que a capacitação trouxe desfechos satisfatórios tanto para a equipe de profissionais quanto para os que promoveram o momento formativo, ao considerar a relevância da temática para o processo de trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde e o caráter horizontalizado dos encontros.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Alice Emília Fernandes Costa, Beatriz Alves Pinheiro, João Henrique Barbosa Neto, Vitória Porto Medeiros, Suenny Fonsêca de Oliveira, Jank Landy Simôa Almeida, Evanêz de Almeida Silva Bizerra
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2236
COMPILADO DE EXPERIÊNCIAS - GT 2 GESTÃO
2024-03-05T14:54:07-03:00
Alana Karinne de Sousa Silva
a@a.com
Ana Carolina Ferreira de Araújo
a@a.com
Gabrielly Regina de Castro
a@a.com
Íkaro Rafael Marques da Silva
a@a.com
Lucas Silva Pereira
a@a.com
Luana Dantas Nunes Gomes
a@a.com
Mariana Alves Palmeira
a@a.com
Rayana Silva Cordeiro
a@a.com
Sarah Meira Cunha Melo
a@a.com
Letícia Ferreira Tavares Nonato
a@a.com
Isla Helena Pereira Simplício
a@a.com
Byanka Alves de A. Sousa
a@a.com
Rosemary Torres Guimarães
a@a.com
José Pereira da Silva
a@a.com
Renata Cardoso Rocha Madruga
renatarocha@servidor.uepb.edu.br
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
dorislurentino@servidor.uepb.edu.br
<p>O artigo relata as experiências do Grupo Tutorial 2 - Gestão em Saúde - Rede de Atenção à Pessoa Idosa do PET-Saúde Campina Grande PB. As vivências integraram ensino, pesquisa e extensão com abordagem interprofissional teórico-prática: envolveu visitas a entidades relacionadas à implementação de políticas públicas para pessoas idosas. Os participantes ampliaram seu entendimento sobre a Rede de Atenção à Pessoa Idosa e sua importância para a formação e qualificação dos serviços.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Alana Karinne de Sousa Silva, Ana Carolina Ferreira de Araújo, Gabrielly Regina de Castro, Íkaro Rafael Marques da Silva, Lucas Silva Pereira, Luana Dantas Nunes Gomes, Mariana Alves Palmeira, Rayana Silva Cordeiro, Sarah Meira Cunha Melo, Letícia Ferreira Tavares Nonato, Isla Helena Pereira Simplício, Byanka Alves de A. Sousa, Rosemary Torres Guimarães, José Pereira da Silva, Renata Cardoso Rocha Madruga, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2238
DESAFIOS DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE VOLTADA ÀS PESSOAS PORTADORAS DE HIV/AIDS E SÍFILIS
2024-03-05T15:24:52-03:00
Ana Rute Borges de Oliveira Silva
a@a.com
Daniele Mamédio de Andrade
a@a.com
Lettícia Tenório Cavalcanti
a@a.com
Maria Fernanda Bessa Viana Rosado Maia
a@a.com
Samuel de Souza Barbosa
a@a.com
Maria Núbia de Oliveira
a@a.com
Antônio Humberto Pereira da Silva Júnior
a@a.com
Gerlane Ângela da Costa Moreira Vieira
gerlane.angela@professor.ufcg.edu.br
Luzibênia Leal de Oliveira
luzibenia.leal@professor.ufcg.edu.br
<p>As Redes de Atenção à Saúde são pautadas pela interconexão dos serviços de saúde a fim de torná-los mais resolutividade e eficiência. Nesse sentido, o PET-Saúde: Gestão das RAS realizou ações na rede voltada aos portadores de HIV/AIDS e Sífilis. A partir disso, buscou-se relatar as experiências dos discentes acerca do funcionamento dessa rede. E foi observado uma contrarreferência pouco efetiva, subnotificação e estigma com o HIV.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Ana Rute Borges de Oliveira Silva, Daniele Mamédio de Andrade, Lettícia Tenório Cavalcanti, Maria Fernanda Bessa Viana Rosado Maia, Samuel de Souza Barbosa, Maria Núbia de Oliveira, Antônio Humberto Pereira da Silva Júnior, Gerlane Ângela da Costa Moreira Vieira, Luzibênia Leal de Oliveira
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2237
EMOJIS CONTRA A VIOLÊNCIA: UMA ESTRATÉGIA DE COMBATE NAS ESCOLAS DESENVOLVIDA POR INTEGRANTES DO PET-SAÚDE EM NOVA FLORESTA-PB
2024-03-05T15:11:27-03:00
Leticia Leite Costa
a@a.com
Luan Leite Costa
a@a.com
Jessica Leticia Diniz Gomes dos Santos
a@a.com
Geikson Matheus Lima de Medeiros
a@a.com
Maria Rita Martins de Souza
a@a.com
Ricardo Hugo da Silva Laurentino
a@a.com
Acácia, Barros Fernandes Dutra
a@a.com
Deborah Dornellas Ramos
a@a.com
Francinalva Dantas de Medeiros
a@a.com
Bruna Braga Dantas
bruna.braga@professor.ufcg.edu.br
Gracielle Malheiro dos Santos
gracielle.malheiro@professor.ufcg.edu.br
<p>Neste relato de experiência descreveremos o projeto que teve como objetivo combater a violência, especialmente o bullying, acolhendo crianças de 7 a 10 anos, utilizando símbolos visuais conhecidos como emojis. As ações foram desenvolvidas em parceria da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosália Henrique de Alencar Lima, em Nova Floresta, Paraíba, junto ao Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). A proposta contou com atividades lúdicas e reflexivas, com incentivo a identificar emoções relacionadas à violência e a promover a cultura de paz e empatia na infância e no ambiente escolar.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Leticia Leite Costa, Luan Leite Costa, Jessica Leticia Diniz Gomes dos Santos, Geikson Matheus Lima de Medeiros, Maria Rita Martins de Souza, Ricardo Hugo da Silva Laurentino, Acácia, Barros Fernandes Dutra, Deborah Dornellas Ramos, Francinalva Dantas de Medeiros, Bruna Braga Dantas, Gracielle Malheiro dos Santos
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2239
FEIRA DE SAÚDE E ARRAIAL JUNINO
2024-03-05T15:47:59-03:00
Nephtys Verissimo da Silva
a@a.com
Vitória Victor Menezes
a@a.com
Tatielle Lima Vieira
a@a.com
Gabriela Nobrega Moreira
a@a.com
Isadora Ruth Dantas de Medeiros Santos
a@a.com
Rafael Mateus Tabosa
a@a.com
Tainná Weida Martins da Silva
a@a.com
Camila Beatriz Santos Silva
a@a.com
Isis Giselle Medeiros da Costa
a@a.com
Jessyka Kalyne Galvão Bezerra
a@a.com
Raphaela Veloso Rodrigues Dantas
a@a.com
Luana Carla Santana Ribeiro
luana.carla@professor.ufcg.edu.br
<p>Objetiva-se relatar as experiências vivenciadas por um grupo tutorial do eixo assistência do PET-Saúde do CES/UFCG, integrado à equipe de uma Unidade Básica de Saúde do município de Cuité-PB, para o desenvolvimento de uma feira de saúde, com oferta de serviços à comunidade no mês de junho de 2023. A ação contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, e os benefícios dessa mobilização foram notáveis para a comunidade, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Nephtys Verissimo da Silva, Vitória Victor Menezes, Tatielle Lima Vieira, Gabriela Nobrega Moreira, Isadora Ruth Dantas de Medeiros Santos, Rafael Mateus Tabosa, Tainná Weida Martins da Silva, Camila Beatriz Santos Silva, Isis Giselle Medeiros da Costa, Jessyka Kalyne Galvão Bezerra, Raphaela Veloso Rodrigues Dantas, Luana Carla Santana Ribeiro
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2240
GRUPO DE ACOLHIMENTO DE PESSOAS COM SOFRIMENTO MENTAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
2024-03-05T15:58:53-03:00
Isadora Ruth Dantas de Medeiros Santos
a@a.com
Rafael Mateus Tabosa
a@a.com
Tainná Weida Martins da Silva
a@a.com
Camila Beatriz Santos Silva Silva
a@a.com
Vitória Victor Menezes
a@a.com
Tatielle Lima Vieira
a@a.com
Gabriela Nobrega Moreira
a@a.com
Isis Giselle Medeiros da Costa
a@a.com
Jéssyka Kallyne Galvão Bezerra
a@a.com
Raphaela Veloso Rodrigues Dantas
a@a.com
Luana Carla Santana Ribeiro
luana.carla@professor.ufcg.edu.br
<p>O objetivo deste estudo foi relatar a experiência da formação de um grupo de cuidado e suporte a pessoas em sofrimento mental em Unidade Básica de Saúde, através da implementação de roda de Terapia Comunitária (TC). Realizou-se estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. A terapia comunitária foi eficaz na promoção do cuidado e na redução do estigma social, tendo o apoio dos discentes de Enfermagem e Nutrição do PET-Saúde do CES/UFCG, bem como a participação da equipe multidisciplinar de saúde da unidade.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Isadora Ruth Dantas de Medeiros Santos, Rafael Mateus Tabosa, Tainná Weida Martins da Silva, Camila Beatriz Santos Silva Silva, Vitória Victor Menezes, Tatielle Lima Vieira, Gabriela Nobrega Moreira, Isis Giselle Medeiros da Costa, Jéssyka Kallyne Galvão Bezerra, Raphaela Veloso Rodrigues Dantas, Luana Carla Santana Ribeiro
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2241
HIGIENE E SAÚDE
2024-03-05T16:17:38-03:00
Leticia Leite Costa
a@a.com
Luan Leite Costa
a@a.com
Jessica Leticia Diniz Gomes dos Santos
a@a.com
Geikson Matheus Lima de Medeiros
a@a.com
Maria Rita Martins de Souza
a@a.com
Acácia Barros Fernandes Dutra
a@a.com
Ricardo Hugo da Silva Laurentino
a@a.com
Deborah Dornellas Ramos
a@a.com
Francinalva Dantas de Medeiros
a@a.com
Bruna Braga Dantas
bruna.braga@professor.ufcg.edu.br
Gracielle Malheiro dos Santos
gracielle.malheiro@professor.ufcg.edu.br
<p>A educação em saúde é muito importante no que se refere ao aprendizado dos alunos acerca da promoção de saúde e de estilos de vida saudável. Sendo assim, o Programa Saúde nas Escolas é responsável por ofertar um cuidado longitudinal e levar informações sobre saúde para os escolares. Esse trabalho consiste em um relato de experiência de abordagem qualitativa cujo objetivo é retratar experiências vivenciadas por estudantes do PET-Saúde em uma ação desenvolvida em uma escola municipal de Nova Floresta/PB acerca da importância da saúde na escola com práticas de higiene. Durante a atividade, foram utilizadas estratégias lúdicas, com o uso de materiais didáticos e musicoterapia, além do emprego de linguagem simples que facilitou a aprendizagem dos alunos sobre a temática. Por fim, nota-se a importância da abordagem do tema sobre Saúde e Higiene com os alunos, visto que boas práticas de limpeza corporal são responsáveis pela prevenção de diversas doenças e pelo bem-estar pessoal.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Leticia Leite Costa, Luan Leite Costa, Jessica Leticia Diniz Gomes dos Santos, Geikson Matheus Lima de Medeiros, Maria Rita Martins de Souza, Acácia Barros Fernandes Dutra, Ricardo Hugo da Silva Laurentino, Deborah Dornellas Ramos, Francinalva Dantas de Medeiros, Bruna Braga Dantas, Gracielle Malheiro dos Santos
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2242
HIPERDIA
2024-03-05T16:51:27-03:00
Bianca Joyce Souza Dantas
a@a.com
Hebert Nuno Miguel Alves
a@a.com
Adson Albuquerque Silva do Nascimento
a@a.com
Janaína Araujo Batista
a@a.com
Gracielle Malheiro dos Santos
a@a.com
Heloisy Alves de Medeiros Leano
heloisy.alves@professor.ufcg.edu.br
Ana Cristina Silveira Martins
martinsanaacs@gmail.com
<p>O Ministério da Saúde instituiu o Programa de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus (HIPERDIA) com o propósito de otimizar os procedimentos de identificação e tratamento de indivíduos afetados por hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. O escopo deste trabalho, consistiu em relatar a vivência de participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), por meio da execução de atividades correlatas ao programa HIPERDIA. Tais iniciativas promoveram a modificação de comportamentos na população assistida, contribuindo para o manejo de seus condicionantes, ao mesmo tempo em que fortaleceram a relação entre profissionais de saúde e usuários.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Bianca Joyce Souza Dantas, Hebert Nuno Miguel Alves, Adson Albuquerque Silva do Nascimento, Janaína Araujo Batista, Gracielle Malheiro dos Santos, Heloisy Alves de Medeiros Leano, Ana Cristina Silveira Martins
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2243
IMUNIZAÇÃO E EMOÇÕES
2024-03-06T13:26:34-03:00
Aiza Vanessa de Arruda Barbosa
a@a.com
Beatriz Alves Pinheiro
a@a.com
Laize Esteffany Alves de Lemos
a@a.com
Vitória Porto Medeiros
a@a.com
Evanêz de Almeida Silva Bizerra
a@a.com
Railda Maria dos Santos Freitas
a@a.com
Jank Landy Simôa Almeida
jank.simoa@professor.ufcg.edu.br
Suenny Fonsêca de Oliveira
suenny.fonseca@professor.ufcg.edu.br
<p>O artigo busca evidenciar as experiências obtidas a partir da atuação dos discentes dos cursos de Enfermagem e Psicologia como mediadores na promoção de educação e saúde. Objetivo: a dessensibilização dos afetos negativos frente ao ato da vacinação e atualização dos cartões de vacina dos estudantes da educação infantil. Metodologia: Baseado na revisão e análise bibliográfico-documental dos documentos referentes aos conceitos deste estudo, bem como através do relato de experiência.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Aiza Vanessa de Arruda Barbosa, Beatriz Alves Pinheiro, Laize Esteffany Alves de Lemos, Vitória Porto Medeiros, Evanêz de Almeida Silva Bizerra, Railda Maria dos Santos Freitas, Jank Landy Simôa Almeida, Suenny Fonsêca de Oliveira
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2244
INSTRUMENTO DE MAPEAMENTO DE CONDIÇÕES CRÔNICAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
2024-03-06T14:01:59-03:00
Matheus Henrique Ramos Adelino
matheus.adelino@aluno.uepb.edu.br
Izabela Cristina Alves Soares Sá
a@a.com
Wallyson Junio Santos de Araújo
a@a.com
Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva Alves
a@a.com
Ana Beatriz Costa Xavier
a@a.com
Anna Inês de Farias Silva
a@a.com
Bruno de Farias Moura
a@a.com
Jamily Alves Vieira dos Santos
a@a.com
David Fernandes de Souza Cordeiro
a@a.com
Laudeci Brito Batista
laudecibritobatista@gmail.com
Lindomar de Farias Belém
lindomardefariasbelem@servidor.uepb.edu.br
Francinaldo do Monte Pinto
francinaldo.pinto@servidor.uepb.edu.br
Doris Nóbrega de Andrade Laurentino
dorislurentino@servidor.uepb.edu.br
<p>O Grupo Tutorial 01 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Gestão e Assistência da Universidade Estadual da Paraíba desenvolveu uma ferramenta direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde para o mapeamento das condições crônicas. Os resultados permitiram a visualização do contexto da hipertensão e diabetes no território. Assim, a experiência obteve boa adesão da equipe de saúde, além de proporcionar o desenvolvimento de competências de gestão dos discentes do grupo tutorial.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Matheus Henrique Ramos Adelino, Izabela Cristina Alves Soares Sá, Wallyson Junio Santos de Araújo, Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva Alves, Ana Beatriz Costa Xavier, Anna Inês de Farias Silva, Bruno de Farias Moura, Jamily Alves Vieira dos Santos, David Fernandes de Souza Cordeiro, Laudeci Brito Batista, Lindomar de Farias Belém, Francinaldo do Monte Pinto, Doris Nóbrega de Andrade Laurentino
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2245
INVESTIGAÇÃO DE SINTOMAS PERSISTENTES DA COVID-19 EM PACIENTES CRÔNICOS ASSISTIDOS EM UMA ENFERMARIA HOSPITALAR SOB UMA PERSPECTIVA INTERPROFISSIONAL
2024-03-06T14:34:05-03:00
Leonildo Santos do Nascimento Júnior
leonildofisio@gmail.com
Simone Bezerra Alves
a@a.com
<p>Diante do contexto de transição pós-pandêmica da COVID-19 vivenciado entre os anos de 2022 e 2023, identificaram-se situações de usuários acometidos com sequelas diversas da doença. Sendo assim, o PET-Saúde Gestão e Assistência UFPB/SMS-JP desenvolveu estratégias de investigação de sintomas duradouros e persistentes da COVID-19 nas enfermarias de um Hospital Municipal de referência para o atendimento aos pacientes com doenças crônicas, sob uma perspectiva interprofissional na alta complexidade.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Leonildo Santos do Nascimento Júnior, Simone Bezerra Alves
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2246
O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E A NAVEGAÇÃO DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO
2024-03-06T14:42:00-03:00
Antonio Marcos Rodrigues da Silva
a@a.com
Ana Caroline Macedo Silva
a@a.com
Ana Cleide Costa Silva
a@a.com
Brenno Cunha Vieira da Costa
a@a.com
Carmem Minely Souza Melo
a@a.com
Daniele Fagundes dos Santos
a@a.com
Danilo de Almeida Vasconcelos
a@a.com
Manuelly da Silva Oliveira
a@a.com
Maria Vitória Santos Silva
a@a.com
Vitor Rodrigues Pacheco de Lima
a@a.com
Wezila Gonçalves do Nascimento Silva
a@a.com
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
dorislurentino@servidor.uepb.edu.br
Mayara Evangelista de Andrade
mayaraeandrade@servidor.uepb.edu.br
<p>O diagnóstico situacional no contexto da navegação de pacientes se deu por meio de visitas domiciliares aos pacientes acometidos com Hipertensão Arterial Crônica, avaliando o escore de Framingham e as necessidades individuais no âmbito da Rede de Atenção À Saúde, visando a melhoria da qualidade de vida e do acesso aos serviços de saúde. É importante realizar o diagnóstico situacional na definição de prioridades e organização das ações.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Antonio Marcos Rodrigues da Silva, Ana Caroline Macedo Silva, Ana Cleide Costa Silva, Brenno Cunha Vieira da Costa, Carmem Minely Souza Melo, Daniele Fagundes dos Santos, Danilo de Almeida Vasconcelos, Manuelly da Silva Oliveira, Maria Vitória Santos Silva, Vitor Rodrigues Pacheco de Lima, Wezila Gonçalves do Nascimento Silva, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Mayara Evangelista de Andrade
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2247
O PET-SAÚDE NAS AÇÕES DO HIPERDIA EM NOVA FLORESTA-PB
2024-03-06T15:45:51-03:00
Beatriz Paulina S. França
a@a.com
Mateus Silva de Barros
a@a.com
Maria Rita M. de Souza
a@a.com
Ricardo Hugo da S. Laurentino
a@a.com
Paloma Rayane F. Paz
a@a.com
Letícia Leite Costa
a@a.com
Andrezza Duarte Farias
andrezza.duarte@professor.ufcg.edu.br
Deborah Dornellas Ramos
deborah.dornellas@professor.ufcg.edu.br
<p>O incentivo da interdisciplinaridade exercida pelo programa se tornou fundamental para os estudantes, profissionais do serviço, e principalmente para o auxílio à população, na promoção e prevenção da saúde coletiva e individual. Diversas ações foram realizadas pelos estudantes, que tinham como principal objetivo ofertar um serviço de saúde mais qualificado e humanizado e estimular a formação profissional dos estudantes através do trabalho interdisciplinar. A interdisciplinaridade durante a graduação amplia significativamente as possibilidades durante a formação acadêmica, uma vez que o PET estimula o debate e o diálogo entre discentes de diferentes cursos da saúde, interagindo com profissionais da atenção primária, demonstrando a importância de projetos como esse para o aluno, os profissionais e sobretudo, a comunidade.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Beatriz Paulina S. França, Mateus Silva de Barros, Maria Rita M. de Souza, Ricardo Hugo da S. Laurentino, Paloma Rayane F. Paz, Letícia Leite Costa, Andrezza Duarte Farias, Deborah Dornellas Ramos
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2248
OFICINA SOBRE PROCESSO DE TRABALHO NO NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO DE UM HOSPITAL MUNICIPAL
2024-03-06T16:07:37-03:00
Simone Bezerra Alves
simone.alves.ufpb@gmail.com
Samara Simone Tenório Urbano Ferreira
a@a.com
Lydianne Januário de Jesus
a@a.com
Julianny de Souza Alves
a@a.com
Gustavo Pedroza Moura
a@a.com
Janaína von Söhsten Trigueiro
a@a.com
Filipe Ferreira da Costa
a@a.com
<p>O sistema de regulação de um serviço de saúde visa a organização e otimização do fluxo de pacientes, sendo esses um dos grandes desafios para o SUS. Assim, o presente trabalho objetivou apresentar um relato sobre uma intervenção desenvolvida em um hospital municipal da cidade de João Pessoa-PB com vistas a otimizar o processo de trabalho do Núcleo Interno de Regulação (NIR) desse serviço, trazendo destaque para ações simples que podem impactar na melhoria do processo de trabalho de um serviço.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Simone Bezerra Alves, Samara Simone Tenório Urbano Ferreira, Lydianne Januário de Jesus, Julianny de Souza Alves, Gustavo Pedroza Moura, Janaína von Söhsten Trigueiro, Filipe Ferreira da Costa
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2249
PET SAÚDE NA GESTÃO DA RAS AOS PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE E TUBERCULOSE
2024-03-06T16:34:26-03:00
Analyce dos Santos Suassuna
a@a.com
Aírla Aniele de Lima Silva Santo
a@a.com
Vanessa das Dores da Silva
a@a.com
Gustavo Emanuel Farias Gonçalves
a@a.com
Antônio Humberto Pereira da Silva Júnior
antonio.humberto@professor.ufcg.edu.br
Gerlane Ângela da Costa Moreira Vieira
gerlane.angela@professor.ufcg.edu.br
<p>As doenças negligenciadas possuem índices elevados em populações em situação de vulnerabilidade social e econômica, a exemplo da tuberculose e da hanseníase. Por isso, a atuação eficaz da RAS se faz necessário, a fim de minimizar os riscos, auxiliar no diagnóstico, tratamento e promover saúde à população. Este relato de experiência foi construído baseado no funcionamento da RAS, no município de Campina Grande-PB, cuja proposta aprovada no programa PET-SAÚDE: Gestão e Assistência, vigência 2022-2023.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Analyce dos Santos Suassuna, Aírla Aniele de Lima Silva Santo, Vanessa das Dores da Silva, Gustavo Emanuel Farias Gonçalves, Antônio Humberto Pereira da Silva Júnior, Gerlane Ângela da Costa Moreira Vieira
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2251
PSICOLOGIA E ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
2024-03-06T16:46:46-03:00
Stephano Cavalcante Santana
a@a.com
Danielle Lima Araújo
a@a.com
Larissa Lima Alves
a@a.com
Jank Landy Simôa Almeida
jank.simoa@professor.ufcg.edu.br
Suenny Fonsêca de Oliveira
suenny.fonseca@professor.ufcg.edu.br
Evanêz de Almeida Silva Bizerra
a@a.com
<p>Neste relato de experiência realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), examinamos a colaboração profissional entre a equipe de Enfermagem e Psicologia no contexto de grupos Hiperdia (hipertensão e diabetes), acompanhamento pré-natal de gestantes e no processo de formação de Agentes Comunitários de Saúde. O estudo enfoca três aspectos de relevância crítica: o desenvolvimento conjunto de práticas interprofissionais, a eficácia dessa colaboração no atendimento aos pacientes e as resistências e barreiras enfrentadas durante o processo.<strong> </strong>Conseguimos então, baseados em tais pontos, entender e desenvolver um melhor contato interprofissional entre os atores envolvidos, resultando em ações mais assertivas; uma melhor estruturação de vínculos com os usuários, resultado de estratégias e adaptações oriundas do cuidado e atenção ampliada; e também foi possível entender e experienciar melhor as problemáticas e revezes que a atuação conjunta proporciona, assim como impedimentos oriundos da logística estrutural e processual existentes no contexto da Atenção Básica.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Stephano Cavalcante Santana, Danielle Lima Araújo, Larissa Lima Alves, Jank Landy Simôa Almeida, Suenny Fonsêca de Oliveira, Evanêz de Almeida Silva Bizerra
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2253
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ATENDIMENTO PSICOTERAPEUTICO PARA PACIENTES ATENDIDOS NO PROGRAMA CONSULTÓRIO DA RUA(CnR) EM CAMPINA GRANDE-PB
2024-03-07T08:17:56-03:00
J. F. Nóbrega
a@a.com
M. E. A. de M. Lucena
a@a.com
S. P; Muniz Santos
a@a.com
C. F. C. Silva
a@a.com
Luzibênia Leal de Oliveira
luzibenia.leal@professor.ufcg.edu.br
M.C.F Paz
mabel.calina@professor.ufcg.edu.br
<p>O<strong> </strong>Programa Consultório na Rua (CnR) seu foco é o atendimento no qual proporciona mudanças no território voltadas para a população em situação de rua e nas redes ligadas aos usuários; o atendimento psicoterapêutico neste programa, tem promovido uma melhora discreta na população atendida quanto a buscar alternativa para melhorar sua qualidade de vida. No Brasil e na Paraíba, a presença de pessoas em situação de rua nos centros urbanos foi intensificada a partir da primeira metade do século XX, em decorrência do crescimento industrial do país, proporcionou um êxodo rural que um papel de destaque no que diz respeito à configuração desse cenário, algo que, no entanto, não condiz com a realidade atual, posto que, hodiernamente, a maior parte da população em situação de rua são provenientes das próprias zonas urbanas. A nossa proposta de trabalho nesta edição do PET-Saúde foi de colocar à disposição o atendimento psicoterapêutico a população.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 J. F. Nóbrega, M. E. A. de M. Lucena, S. P; Muniz Santos, C. F. C. Silva, Luzibênia Leal de Oliveira, M.C.F Paz
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2254
TERRITORIALIZAR PARA CONHECER
2024-03-07T08:33:43-03:00
Ana Carolina dos Santos
a@a.com
Amanda da Silva Monteiro
a@a.com
Bruna Carla Marques Barreto
a@a.com
Hillary Barros Dantas
a@a.com
Cynthia Guedes Santiago Melquíades
a@a.com
Anselmo Clemente
a@a.com
Maria de Lourdes de Farias Pontes
profa.lourdespontes@gmail.com
<p>O presente trabalho tem por objetivos conhecer o território da eSF Frei Damião e compreender as vulnerabilidades assim como os aspectos sociodemográficos, econômicos e epidemiológicos dos usuários através da territorialização. Percebeu-se que o território é fragilizado, em que as condições de saúde, trabalho e meio ambiente sinalizam a ampliação do cuidado continuado, necessitando de ações de educação em saúde e subsídio governamental para melhoria da qualidade de vida dessa população.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Ana Carolina dos Santos, Amanda da Silva Monteiro, Bruna Carla Marques Barreto, Hillary Barros Dantas, Cynthia Guedes Santiago Melquíades, Anselmo Clemente, Maria de Lourdes de Farias Pontes
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2255
VIVÊNCIAS DO GT-2 DA UFPB NO PET-SAÚDE
2024-03-07T09:03:43-03:00
Pedro Douglas Alves Braga
a@a.com
Jeann Mateus Gonzaga dos Santos
a@a.com
Cristiana Carla da Silva
a@a.com
Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira
a@a.com
Walleri Christini Torelli Reis
a@a.com
Simone Bezerra Alves
simone.alves.ufpb@gmail.com
Franklin Delano Soares Forte
franklinufpb@gmail.com
<p>O Programa de Educação pelo Trabalho-PET-Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa integrar ensino, serviço e comunidade na área da saúde. O relato desse Capítulo é fruto do percurso realizado pelo Grupo de Trabalho 2 (GT-2) em João Pessoa-PB, que incluiu vivências na Unidade de Saúde da Família e no Serviço de Atenção Domiciliar, com foco na interprofissionalidade, nas práticas colaborativas, promoção e educação em saúde. Durante nossa vivência, tivemos a participação em eventos e capacitações que contribuíram para o aprendizado dos estudantes envolvidos. A experiência destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da necessidade de colaboração dos profissionais de saúde para melhorar a qualidade da atenção no processo de cuidado em saúde.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Pedro Douglas Alves Braga, Jeann Mateus Gonzaga dos Santos, Cristiana Carla da Silva, Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira, Walleri Christini Torelli Reis, Simone Bezerra Alves, Franklin Delano Soares Forte
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2257
Edição Especial
2024-03-07T10:05:19-03:00
Gracielle Malheiro dos Santos
gracielle.malheiro@professor.ufcg.edu.br
Luzibênia Leal de Oliveira
luzibenia.leal@professor.ufcg.edu.br
Simone Bezerra Alves
simone.alves.ufpb@gmail.com
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino
dorislurentino@servidor.uepb.edu.br
<p>As ações do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) são em sua égide indutoras de mudanças na formação e nas práticas profissionais, incluindo, no que cabe as instituições de ensino. Atingir essas expectativas necessitam de muitos atores com implicações cotidianas de integração ensino-serviço-comunidade.</p> <p>Desta forma, o PET-Saúde, a mais de uma década contribui com experiências que modicam a realidade de alunos em formação, trabalhadores e suas equipes de saúde, a comunidade com vistas ao trabalho multi e interprofissional, com a defesa do Sistema Único de Saúde, com as problemáticas sociais e de saúde da população, com a qualificação dos recursos humanos em saúde e gera mudanças em práticas institucionais nas universidades e setores pelo país.</p> <p>Esta edição é a congruência das instituições públicas de ensino da Paraíba, à saber, Centro de Educação e da Saúde e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba, em parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuité, Nova Floresta, João Pessoa e Campina Grande, além da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba por meio da IV Gerência Regional de Saúde, sede em Cuité. Com diferentes cursos de graduação, docentes, equipes de trabalhadores e parceiros.</p> <p>Além dessa complexa rede interinstitucional as experiências do PET-Saúde que tratam essa edição foram na temática “Gestão e Assistência”. Sendo a única experiência que aconteceu com duração de doze meses, desde a primeira edição desse programa. Além de acontecer em um período com desafios a todos os envolvidos, por acontecer após o distanciamento e isolamento social diante da pandemia da COVID-19, sob o contexto de retomada das experiências presenciais de integração-ensino-serviço, mudanças nos arranjos político-institucionais, maior complexidade nos processos de organização e execução do trabalho em saúde, além das intensas modificações nos cuidados clínico -assistenciais a população.</p> <p>As Coordenações locais das quatro propostas de PET-Saúde como parte de outros trabalhos que visam interseção das propostas, reconhecimento do programa na formação em saúde e no trabalho em saúde pública no estado organizaram essa edição com algumas das experiências realizadas haja a importância dessa edição nesses cenários de vida, trabalho e formação.</p> <p>Agradecemos a todos os parceiros e envolvidos! Em especial, agradecemos a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande por oportunizar e reconhecer todas as ações e a importância do PET-Saúde na Paraíba através dessa publicação.</p>
2024-03-08T00:00:00-03:00
© 2024 Gracielle Malheiro dos Santos, Luzibênia Leal de Oliveira, Simone Bezerra Alves, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino