Educação sexual, preconceito contra a diversidade sexual e de gênero e valores humanos: como se posicionam os professores
Palavras-chave:
Educação sexual, Preconceito, Valores humanos.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a relação de educação sexual, preconceito contra a diversidade sexual e de gênero e os valores humanos em professores do ensino básico. Esta temática é destaque nas últimas décadas entre os pesquisadores brasileiros. A compreensão da educação sexual como instrumento social que visa gerar igualdade passa pela implementação de estratégias pedagógicas para temas da sexualidade e gênero. Participaram da pesquisa 109 professores e concluintes de licenciatura, a maioria se identificou com o gênero feminino (63,3%), com média de idade 35,7 anos (DP = 10,89), provenientes de 11 estados, sendo a maioria da Paraíba (78,9%). Utilizou para a coleta um formulário estruturado formado por: Questionário dos Valores Básicos Humanos; a Escala de Preconceito Contra a Diversidade Sexual de Gênero; Escala de Crenças sobre Educação Sexual na Escola; e questões sociodemográficas. Os resultados analisados apontam para média de preconceito em M = 1,56 (DP = 0,73) e da crença na educação sexual de M = 3,89 (DP = 0,77), para os valores humanos as maiores médias foi para existência com M = 6,11 (DP = 1,12) e interativa com M = 5,81 (DP = 1,17). A correlação r de pearson indicou que o preconceito e a crença em educação sexual possuem um r = 0,55 (p < 0,001). O teste t de student exibiu que o preconceito e a educação sexual não diferem entre homens e mulheres. Conclui- se que o objetivo da pesquisa foi atingido e constatou uma relação forte entre as variáveis de estudo.