CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL
Resumo
As tecnologias educativas, do tipo jogo de tabuleiro é uma forma de incluir o usuário na dinâmica atrativa e lúdica do conhecimento sobre a doença, a partir de situações do cotidiano, com informações de cunho científico, no intuito de para promover melhoria dos hábitos saudáveis, adesão terapêutica e qualidade de vida de forma descontraída. Objetivo: Construir um jogo educativo para educação, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de indivíduos com Hipertensão Arterial. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa metodológica que foi realizada seguindo as etapas de adaptação da temática, organização dos dados, construção do jogo e validação do conteúdo por experts. O processo de validação ocorreu pela pesquisa dos juizes no Curriculum Lattes e envio do formulário eletrônico pelo Google forms para cada juiz, com a utilização do Índice de Validade de Conteúdo nos aspectos de “abrangência”, “pertinência”, “clareza” e “aparência” dos itens que compõem a mecânica do jogo proposto Resultado: Foram identificados 50 (cinquenta) experts a partir da plataforma do Curriculum Lattes, participaram da amostra 13 (treze) experts no assunto. A avaliação dos juízes se deu a partir de 36 itens expostos no formulário de validação, e envolveu os critérios de “abrangência”, “pertinência”, “clareza” e “aparência”. Dentre os itens avaliados, apenas os itens dois e 34 não atingiram IVC (≥0,80) em relação aos aspectos de “abrangência, pertinência, clareza e aparência”; os itens seis e 12 não obtiveram para “clareza” IVC (≥0,80). O item 35 não obteve para “aparência” IVC (≥0,80). Em relação aos demais itens, todos se adequaram aos critérios avaliativos IVC (≥0,80). Foram sugeridas pequenas modificações na aparência e a abordagem do conteúdo as quais foram acatadas, dando origem a segunda versão do jogo de tabuleiro, constituído de: um tabuleiro, cinco peões, 30 flashcards (perguntas, afirmativas, dicas do enfermeiro, coringas). Não foram sugeridas alterações em relação a mecânica do jogo, mantendo-se a conformação original. A tecnologia foi considerada válida para os aspectos avaliados (IVCs=0,92; 0,92; 0,90; 0,96) respectivamente. Conclusão: foi possível construir e validar o jogo de tabuleiro “Sobre Pressão” com abordagem dinâmica e lúdica para pessoas com hipertensão arterial.