AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE E TESTE DE USABILIDADE DE UMA CARTILHA SOBRE LUTO PERINATAL
Resumo
objetivo desse estudo foi avaliar a efetividade pedagógica, satisfação e usabilidade de uma cartilha sobre luto perinatal. Especificamente, a pesquisa buscou verificar a efetividade pedagógica da cartilha junto a profissionais e estagiários de psicologia hospitalar, identificar a satisfação da equipe de psicologia em relação à cartilha e testar a usabilidade dessa ferramenta. O método empregado incluiu a avaliação do nível de conhecimento sobre luto perinatal da amostra antes e depois da leitura da cartilha. Os instrumentos e a cartilha foram disponibilizados online. A análise dos dados foi realizada utilizando o teste de Wilcoxon e o método System Usability Scale (SUS) para avaliar a usabilidade. Os resultados indicaram que a cartilha estava permeada pelo viés da dissonância cognitiva, de acordo com a teoria de Leon Festinger, o que contrariou a expectativa de aumentar o conhecimento holístico sobre o luto perinatal. As conclusões ressaltam a importância de explorar abordagens mais sensíveis e inclusivas no suporte a famílias enlutadas e apontam para a necessidade de pesquisas futuras que considerem uma gama mais ampla de perspectivas e identidades na compreensão dessa experiência.