METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA: UMA ABORDAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Arthur José Vasconcelos Freire UFCG
  • Eduardo Bezerra de Amorim UFCG
  • , Evelin Yasmin Ferreira de Santana UFCG
  • Hérculles de Lima Moura UFCG
  • , José Henrique Mota Ribeiro UFCG
  • Maria Júlia Oliveira Almeida UFCG
  • Maria Luiza de Oliveira Ribeiro UFCG
  • Myllena Vytória Souto UFCG
  • Natacha Ferreira Gomes UFCG
  • Wendel Dos Santos Primo UFCG
  • , Raimundo Carlos Silvério Freire UFCG
Palavras-chave: Ensino médio, Instrumentação eletrônica, Metrologia

Resumo

O projeto foi desenvolvido com um total de 18 alunos do ensino médio (incluindo os que foram substituídos), sendo 8 da ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior, 5 do ECI Prof. Raul Córdula, 2 da ECITE Prof. Anésio Leão, 1 da ECIT Prof. Dr. Elpidio de Almeida e 2 da ECI Prof. Itan Pereira. A metodologia utilizada constituiu- se em apresentações teóricas e práticas com participação efetiva dos alunos do ensino médio. As apresentações foram feitas por alunos voluntários de Engenharia Elétrica (5) e pelo coordenador do projeto, de forma presencial, no Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas. Foram usados simuladores de circuitos eletrônicos e montagens em laboratório para as demonstrações e treinamento dos alunos de ensino médio, com uma abordagem prática. O objetivo desse projeto era atrair jovens, estudantes do ensino médio, para a área de ciências exatas. Os assuntos temas das atividades foram: revisão de matemática, eletrônica básica, componentes eletrônicos, programação, utilização e funcionamento de instrumentos de medição. Esses assuntos foram abordados com um forte componente de aprendizado pela prática. Foi feito também um treinamento em elaboração, escrita e apresentação de trabalhos técnicos científicos, nos quais os alunos de ensino médio eram estimulados a escrever e apresentar trabalhos. No geral os alunos foram bastante motivados com este projeto, especialmente pelos aspectos práticos (simulação e montagens) dado ao conteúdo apresentado. Visando a divulgar o projeto e motivar outros estudantes, foram feitas apresentações nas escolas de ensino médio participantes do projeto, pelos seus alunos. Em cada uma dessas apresentações a plateia contou com mais de 300 estudantes.

Downloads

Publicado em

dezembro 18, 2024

Seção

Resumos