VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O CUIDADO AO PACIENTE DIABÉTICO.
Resumo
Objetivou-se validar uma tecnologia educacional para o cuidado ao paciente diabético nas perspectivas de experts da área. Estudo multimétodo, cuja meta é a elaboração de um instrumento confiável e preciso, buscando o desenvolvimento da validação, avaliação de ferramentas e o aprimoramento de uma tecnologia elaborado em duas etapas: validação do conteúdo da tecnologia por 7 juízes com expertise em diabetes e a validação do conteúdo da tecnologia por 7 juízes com expertise em design. O processo de validação é extremamente necessário para uma tecnologia educacional, visto que é através da validação que consegue-se por meio dos juízes analisar mais detalhadamente a tecnologia seus objetivos, organização, estilo da escrita e aparência, além de motivar no que se propõe com sua aplicação. Desse modo identificando as falhas e adequações de acordo com as sugestões para melhor qualificar. A avaliação dos experts em diabetes foi através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global, enquanto a avaliação dos juízes experts em design foi realizada através do score SAM. As sugestões dos juízes expertis foram essenciais para adequação e melhoria da tecnologia. O jogo Batalha da Saúde foi validado como adequado em conteúdo e adequabilidade por juízes experts em diabetes e design, considerando sua utilização, enquanto tecnologia educativa, em atividades de educação em saúde, podendo ser utilizada por qualquer profissional da saúde que objetive proporcionar uma transmissão de conhecimento e empoderamento no cuidado, ao público com Diabetes Mellitus tipo 2.