A PROPOSTA CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DOS SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Autores

  • Fernanda Beatriz dos Santos Freitas UFCG
  • Paulo Sérgio Cunha Farias UFCG
Palavras-chave: Geografia Escolar, Currículo, Teorias, Ensino Fundamental I, Paraíba

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica – PIBIC/FAPESQ - na área da educação, que analisou as matrizes teórico- metodológicas educacionais, curriculares e geográficas da Geografia Escolar para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Documento Curricular da Paraíba. Para isso, utilizou-se os princípios da pesquisa qualitativa e documental, acostando-se na análise comparativa e de conteúdo. Como resultados, evidenciou-se que esse documento curricular segue as matrizes teórico-metodológicas da BNCC nacional. Assim, notou-se a presença das concepções Tradicional e Cultural da Ciência Geográfica no seu texto; no campo da Educação, observou-se a Pedagogia das Competências e a Cultural; e, no campo do Currículo, identificou-se a presença das teorias Tradicionais e Pós-críticas. A articulação de concepções teóricas tão divergentes objetiva a construção de um modelo de sujeito e de sociedade regido pelo capitalismo: o cidadão produtivo, competitivo, individualista e empreendedor, capaz de se adaptar às demandas do mercado e incapazes de pensar criticamente as contradições socioespaciais produzidas e reproduzidas pela sociedade capitalista neoliberal

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Publicado em

dezembro 18, 2024

Seção

Resumos