EDUCAÇÃO PARA E POR TODOS: AS PRÁTICAS DE COPRODUÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS EDUCACIONAIS.

Autores

  • Letícia Belchior Bernardes dos Santos UFCG
  • , Patrícia Trindade Caldas UFCG
Palavras-chave: Coprodução, Serviços Públicos Educacionais, Participação Cidadã

Resumo

A coprodução tem sido utilizada pela administração pública como uma estratégia de produção envolvendo usuários e atores da sociedade civil na formulação, execução e avaliação de políticas públicas. Na educação, a coprodução tem aproximado agentes públicos e a sociedade, estendendo os efeitos ao âmbito familiar e comunitário. O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas de coprodução nos serviços públicos educacionais no contexto de duas escolas estaduais localizadas na Paraíba, tanto quanto aos tipos de coprodução e participação efetivados, como os efeitos coproduzidos. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa e exploratório-descritiva, utilizando técnicas de pesquisa documental, observações, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Como principais resultados, observou-se evidência de ações de co- comissionamento, co-entrega e co-avaliação, com ênfase da participação a nível grupal. Aponta-se como lacunas a participação a nível individual e coletivo, bem como a participação na fase de co-design. O tipo de participação cidadã mais evidente foi na arena pedagógica. A pesquisa identifica que a coprodução é um fator de contribuição e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, que transborda seus efeitos para além dos muros da escola e para além do processo direto de aprendizagem aluno-professor, envolvendo a gestão e a comunidade escolar.

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Publicado em

dezembro 18, 2024

Seção

Resumos