MODELOS FORMATIVOS NO CAMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL.

Autores

  • Maria Laura Dantas da Silva UFCG
  • Nayara Tatianna Santos da Costa UFCG
Palavras-chave: Politicas Educacionais, Docência, Formação Docente

Resumo

Este trabalho buscou de modo geral investigar como se desenha a formação continuada docente no Brasil a partir do olhar sobre os modelos formativos que concorrem por posições hegemônicas no campo da formação de professores, bem como discutir a organização e a dinâmica da formação através da análise da Política Nacional de Formação de profissionais do magisterio da Educação Básica, instituida pelo Decreto 8.752/2016, das leis 12.796/13, nos termos que alteram o disposto sobre formação na LDB 9.394/96. Entre os principais autores que embasam as discurssões estão Nóvoa, Imbernón, Ball, Freire, entre outros. Para tanto, esta se constitui como uma pesquisa exploratoria e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados será realizada por meio da análise categorial de Bardin, a partir das categorias definidas a priori: formação docente, modelos formativos e mundialização do capital. Espera-se que a pesquisa em tela contribua com o aprofundamento das reflexões sobre a agenda de politicas educacionais, a formação, profissionalização e a valorização docente e o papel do Estado na garantia de uma educação de qualidade.

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Publicado em

dezembro 18, 2024

Seção

Resumos