NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE MÃES DE CRIANÇAS COM TEA: PRODUÇÃO DE SENTIDO E DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar narrativas autobiográficas produzidas por mães de crianças com TEA sobre suas experiências com seus filhos. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa-intervenção qualitativa com base na aplicação de questionário semiestruturado e realização de uma sequência de rodas de conversa com leitura, discussão sobre as obras lidas e produção textual autobiográfica. O método de análise foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados foram divididos e analisados em 7 categorias, o relato das mães evidenciou os sentimentos em relação ao diagnóstico, os primeiros dias após o diagnóstico, as dificuldades em relação a rotina cansativa, a evolução do filho, a dificuldade de inclusão, a relação difícil com a família e a falta de uma rede de apoio e as transformações da maternidade atípica na vida da mãe-mulher. Portanto, a partir dos relatos das mães, verificou-se que a maternidade atípica pode ser solitária e desafiadora, pois há uma sobrecarga física, psíquica e emocional, entretanto, para estas mães a maternidade atípica é também positivamente transformadora.