Tecnologias para formação de leitores no mundo digital

Autores

  • Isabela Vitória Cortez Jean UFCG
  • Monilly Ramos de Araujo Melo UFCG
Palavras-chave: Leitura digital, Leitura profunda, Aplicativo literário

Resumo

A capacidade de ler é influenciada por diversos fatores, o que acarreta em diferentes formas de letramentos e, na era digital, não poderia ser diferente. Os novos meios de comunicação e as novas ferramentas tecnológicas têm alterado a relaççao com a leitura, principalmente nas crianças e jovens quem nascem completamente inseridos nessa nova realidade. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver um aplicativo para estimulação de leitura digital profunda, acessível para o público infantil neuripsicomotor diverso, utiizando-sedo Desenho Universal para Aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa tecnológica em parcei=ria com profissionais de Ciência da Compi=itação e Design, que resultou na construção do protótipo do aplicatico literário "Readiig Lab". Conclui-se que o aplicativoliterário desenvolvido pode contribuir de forma significativa para o estimulo de habilidades de leitura profundae que os estudos nessa aréa ainda precisam de aprofundameto para delimitar de forma clara como as crianças têm interagido com essas tecnologias e desenvolvido habilidades de letramento digital. 

Downloads

Publicado em

dezembro 18, 2024

Seção

Resumos