TEARTE: A PINTURA COMO FERRAMENTA PSICOMOTORA E SENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Camila Simões Gonçalves de Souza UFCG
  • Maria Eduarda Ramos Cavalcanti Rosa UFCG
Palavras-chave: Artes Visuais, Psicomotricidade, Autismo

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento com correlatos neurobiológicos e genéticos, caracterizada pela persistência no déficit de comunicação, interação social e pelos padrões de comportamento, interesse e de atividades restrito-repetitivas, além das disfunções de ordem sensorial. Sendo a Psicomotricidade e as Artes Visuais áreas que contribuem para o aperfeiçoamento do ser humano de modo global, fornecendo-lhe a oportunidade de ampliar em seu repertório aspectos psicomotores, perceptivos, imaginativos e emocionais; a presente pesquisa fundamenta-se na verificação da pintura como ferramenta terapêutica para o progresso motor e sensorial de crianças autistas. A metodologia baseia-se na avaliação psicomotora de Rosa & Neto (2015), por meio de seu protocolo pré e pós intervenção, permitindo a observação das evoluções alcançadas nas habilidades e funções executivas, através das estimulações apresentadas a partir de oficinas artísticas realizadas no Centro de Atendimento ao Autista (CAA), na cidade de Campina Grande – PB. O projeto foi realizado com uma amostragem de 4 (quatro) crianças, com níveis de suporte diferenciados e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), seguindo todas as normativas necessárias para resguardar os direitos e sigilo dos participantes.

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Publicado em

dezembro 11, 2024

Seção

Resumos