AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SOBRE A APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA EM PACIENTES COM BRUXISMO.

Autores

  • Davson Tadeu Almeida Filho Fonseca UFCG
  • , Maria Carolina Bandeira Macena UFCG
Palavras-chave: Bruxismo, Toxina botulínica, Dor

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos graduandos do curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) de Patos, sobre a utilização da TXB-A em pacientes com bruxismo. A presente pesquisa foi um estudo transversal, do tipo exploratório, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário, utilizando um formulário com perguntas objetivas de múltipla escolha, estas foram aplicados em âmbito virtual. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e inferencial, utilizando os testes Qui-Quadrado e Exato de Fischer, com nível de significância de 5%. A amostra contou com 203 graduandos de todos os períodos do curso de Odontologia. Os resultados evidenciaram que os graduandos eram na maioria, mulheres cisgênero, os que mais responderam, estavam cursando o quarto e quinto ano do curso, afirmaram que a TXB-A pode ser utilizada para fins funcionais, que conhecem o mecanismo de ação da mesma, acharam que a TXB-A é eficiente no tratamento do bruxismo, que o tempo de ação da TXB-A usada para o bruxismo dura aproximadamente 6 meses, que o masseter é o músculo de eleição para aplicação da TXB-A, afirmaram que a TXB-A não substitui outros tratamentos para o bruxismo, que a TBX-A não impede o efeito destrutivo das estruturas dentais provocados pelo bruxismo e que é importante o uso da TXB-A para o bruxismo mesmo sendo necessário a sua reaplicação. A maioria dos participantes acreditam ser a TXB-A um método eficaz no tratamento do bruxismo, porém compilando suas respostas observa-se que consideram um recurso importante mas não substitutivo das terapias consagradas como a placa oclusal. Estes achados demonstram a expansão dos estudos na graduação em relação à utilização da TXB-A em condições funcionais e disfuncionais do sistema estomatognático, reforçando a necessidade de avanços nesta área.

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Publicado em

dezembro 11, 2024

Seção

Resumos