AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TOXÍNA BOTULÍNICA NA TERAPÊUTICA E ESTÉTICA FACIAL
Resumo
O presente estudo objetivou avaliar o conhecimento de graduandos em odontologia do primeiro ao último semestre da Universidade Federal de Campina Grande, campus Patos/PB, acerca da toxina botulínica e suas aplicações. Trata-se de uma pesquisa de caráter observacional, transversal com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um questionário aplicado de forma online através da plataforma Google Forms. Esta pesquisa contou com uma amostra de 209 alunos de todos os períodos do curso de Odontologia. Os resultados evidenciaram uma concordância entre a maior parte (98,6%) dos discentes, que consideram a toxina botulínica uma importante ferramenta para o cirurgião-dentista no que diz respeito a sua aplicação funcional e estética, embora a maioria (66,5%) desconhecesse seu mecanismo de ação ou sorotipos existentes (85,2%). Ademais, houve conformidade de grande parte (82,3%) da amostra, em relação ao desejo de que a harmonização orofacial seja incluída na matriz curricular de forma obrigatória. Isto posto, fica evidenciada a importância da expansão do ensino da harmonização orofacial no currículo universitário das instituições de ensino superior de odontologia no Brasil, uma vez que, seu amplo uso, necessita de conhecimento e treinamento específico do cirurgião-dentista, colaborando para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.