TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL: VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO.
Resumo
Objetivou-se validar uma tecnologia educacional sobre o planejamento reprodutivo para as mulheres e validar o conteúdo da cartilha nas perspectivas de experts da área e sua aparência com o público-alvo. Trata-se de um estudo metodológico, cuja meta é a elaboração de um instrumento confiável e preciso, buscando o desenvolvimento da validação, avaliação de ferramentas e o aprimoramento de uma tecnologia elaborado em três etapas: validação do conteúdo da tecnologia por nove (09) juízes com expertise na área de saúde da mulher, validação do conteúdo da tecnologia por oito (08) juízes com expertise em design e validação da aparência da tecnologia com dez (10) mulheres atendidas em Unidades Básicas de Saúde. A avaliação dos experts em saúde da mulher obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,90, enquanto a avaliação dos juízes experts em design foi de 97,4% no score SAM. Na última etapa, a avaliação com as mulheres obteve 100% de respostas positivas. Diante disso, elaborar materiais educacionais com qualidade proporciona a realização de intervenções educativas baseada em conhecimentos estruturados e informações voltadas ao público-alvo. A cartilha educativa foi validada como adequada em conteúdo e adequabilidade por juízes experts em saúde da mulher e design e na aparência por mulheres, considerando sua utilização, enquanto tecnologia educativa, em atividades de educação em saúde, podendo ser utilizada por qualquer profissional da saúde que objetive proporcionar reflexão crítica e realista para a vida da mulher.