Avaliação da confiabilidade da informação em saúde bucal disponível no Youtube (Rio de Janeiro e Espírito Santo)
Resumo
O YouTube tem sido utilizado por pacientes, alunos e profissionais como fonte de informação em saúde. Contudo, pouco se sabe sobre quão confiáveis são as fontes provedoras de conteúdo. O objetivo desse projeto foi avaliar tanto confiabilidade das fontes provedoras de conteúdo quanto a participação dos cursos de odontologia dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no oferecimento de informação em odontologia no YouTube. O estudo foi dividido em três partes (1. a busca pelos “nomes dos cursos + o termo “odontologia”, 2. análise dos vídeos resultantes de buscas com termos leigos e técnicos e 3. participação dos cursos de odontologia no oferecimento de material instrucional no YouTube). Os 10 primeiros vídeos de cada foram avaliados e submetidos à analises estatísticas. Nas buscas realizadas no YouTube observou-se que: 1- dos 531 vídeos avaliados somente 126 eram instrucionais e receberam 1.769.492 visualizações; 2- Verificou-se uma relação entre o termo utilizado na busca e o público alvo dos vídeos (p<0,001) e que buscas com termos leigos estão associadas com vídeos providos por fontes não confiáveis (p=0,003). Contudo, aproximadamente 63% do conteúdo encontrados nas buscas com termos técnicos, também, foi provido por fontes não confiáveis.3- dos 482 vídeos encontrados em canais oficiais somente 62 eram instrucionais, indicando a escassez de oferta de conteúdo em saúde pelas universidades. Conclui-se que a informação em Odontologia no YouTube encontrada foi provida em sua maioria por fontes pouco confiáveis e que os cursos de Odontologia pouco ofertaram conteúdo educacional no YouTube.